Após a aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) n° 5 de 2023, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) se pronunciou sobre o avanço e como favoreceria o piso salarial enfermagem.
O Cofen acompanhou a votação ao vivo, com representantes de todo o país presentes da sessão conjunta do Congresso Nacional (Câmara e Senado), na última quarta-feria (26).
VEJA AO VIVO A VOTAÇÃO DO PL DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM:
COFEN SE PRONUNCIA SOBRE O PISO SALARIAL ENFERMAGEM:
A presidente do Cofen, Betânia Santos, reforçou a necessidade de valorizar o trabalho diário da categoria e como o piso salarial da enfermagem seria um passo para isso.
“A Enfermagem brasileira não desiste nunca, seguirá removendo cada obstáculo até o piso salarial estar nos contracheques, erradicando salários miseráveis que, sabemos, ainda são realidade em grande parte do Brasil”, afirmou.
Outra proposta que corre há anos no Congresso, e faz parte da luta da enfermagem, é a diminuição da carga horária diária e semanal dos profissionais que normalmente realizam jornadas exaustivas.
LULA ASSINA PLN para pagar PISO da ENFERMAGEM; veja momento
PISO SALARIAL ENFERMAGEM PRÓXIMOS PASSOS:
A autora da emenda substitutiva da PLN do piso salarial da enfermagem, a senadora Eliziane Gama (PSD/MA), esteve presente na sede do Cofen e parabenizou o Cofen pela luta e conquistas.
“O Cofen sempre acreditou, sempre trabalhou para a construção de uma alternativa que garantisse a votação do projeto [PLN 5/23]”, decarou.
“Aprovamos a Lei do Piso. Aprovamos a PEC que trouxe segurança jurídica à lei, e agora conquistamos espaço fiscal para garantir a implementação”, garantiu a senadora.
Ainda não há um prazo definitivo para a implementação do piso salarial enfermagem no contracheque de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras, mas a solução parece cada vez mais próxima.