Nesta segunda-feira (15), a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que os adoçantes podem ser classificados como perigosos.
Segundo a Organização, além de serem danosos para a saúde a depender de quem os consome, os adoçantes não auxiliam na perda de peso, como muitas pessoas pensam.
Leia nesta matéria:
- Adoçantes fazem mal para saúde?
- Adoçantes ajudam no emagrecimento?
- O que usar para substituir o adoçante?
ADOÇANTES AJUDAM NO EMAGRECIMENTO?
Os adoçantes não são eficientes quanto ao objetivo de perda de peso, nem a curto, nem a longo prazo, de acordo com a OMS.
"A substituição de açúcares livres (açúcares refinados e naturais encontrados em frutas, mel e outros) por adoçantes não oferece nenhum benefício em longo prazo em termos de redução da gordura corporal em adultos ou crianças", informou a Organização.
Os produtos não recomendados para consumo são: acessulfame-K, aspartame, advantame, ciclamatos, neotame, sacarina, sucralose, bem como estévia e derivados.
Além disso, a entidade também alertou que o uso prolongado dos adoçantes podem aumentar os riscos de diabetes tipo 2, mortalidade em adultos e doenças cardiovasculares.
OMS FAZ ALERTA SOBRE O USO DE ADOÇANTES:
O QUE USAR PARA SUBSTITUIR O ADOÇANTE?
- Mel
- Açúcar de coco
- Geleia de frutas sem açúcar
- Melado de cana
- Maple syrup
Qual o perigo de se fazer dieta por conta própria?
REFERÊNCIAS:
Organização Mundial da Saúde: https://www.who.int/news/item/15-05-2023-who-advises-not-to-use-non-sugar-sweeteners-for-weight-control-in-newly-released-guideline