A gripe aviária se trata de um problema que vem gerando grande aflição no mundo inteiro por conta do aumento de casos notificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Inclusive, no Brasil, recentemente, foram identificados oito casos, fazendo com que, na última segunda-feira (22), o Ministério da Agricultura declarasse emergência zoossanitária por causa da situação.
Por conta disso, para conhecer mais sobre a doença, saiba o que é a gripe aviária, seus principais sintomas, onde surgiu e como evitar o problema.
O QUE É A GRIPE AVIÁRIA?
No atual momento, já é considerado que o mundo enfrenta uma pandemia de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), a gripe aviária.
A doença é altamente contagiosa e afeta principalmente aves silvestres e domésticas.
Na maior parte dos casos, o problema surge quando há o contato entre aves silvestres migratórias, aves de subsistência, produção ou aves silvestres locais infectadas e humanos.
Com o avançar das investigações, é possível que novas medidas sanitárias de contenção contra a gripe aviária sejam adotadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
ONDE SURGIU A GRIPE AVIÁRIA?
De acordo com artigo publicado no Jornal Brasileiro de Pneumologia, a doença surgiu no ano de 1997, quando foram identificados os primeiros casos em Hong Kong, com 18 pessoas hospitalizadas e 6 mortes.
Depois disso, em 2003, outros 2 casos da gripe aviária em humanos foram registrados também em Hong Kong e, desta forma, um alerta mundial foi emitido mais uma vez para o problema.
Até setembro de 2008, a Organização Mundial da Saúde (OMS) chamou a atenção para a alta mortalidade da doença, já que até aquele período, foram identificados 387 casos em humanos com um alarmante total de 245 óbitos.
CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ESTADO DE EMERGÊNCIA ZOOSSANITÁRIA NO BRASIL NO VÍDEO ABAIXO:
SINTOMAS GRIPE AVIÁRIA
Confira os principais sintomas da gripe aviária:
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Dor de garganta;
- Dor nos músculos;
- Mal-estar.
Em casos graves, a doença costuma manifestar falência múltipla de órgãos e Síndrome Respiratória Aguda Grave.
COMO EVITAR A GRIPE AVIÁRIA?
As principais medidas para prevenção da gripe aviária estão sendo intensificadas no Brasil, de acordo com o Ministério da Agropecuária, ainda mais para conscientização para casos suspeitos por parte dos criadores de aves.
JÁ EXISTE VACINA PARA A GRIPE AVIÁRIA?
No atual momento, o Instituto Butantan já está em fase de desenvolvimento e estudos para a criação de uma vacina contra a gripe aviária.
O trabalho começou em janeiro de 2023 e o primeiro lote já se encontra preparado para realização de testes pré-clínicos, preparando assim o Brasil para eventuais pandemias.