Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: saiba QUAIS ESTADOS vão entrar em GREVE; veja a lista

De acordo com o Fórum Nacional da Enfermagem, 14 estados já confirmaram uma greve geral para o dia 29/06, conforme informado pelos respectivos sindicatos.

Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 27/06/2023 às 16:52 | Atualizado em 27/06/2023 às 16:57
Cidade de São Paulo tem pagamento do piso salarial enfermagem é adiado - Diana/Freepik

Uma paralisação na área da enfermagem está prevista para ocorrer nesta semana em decorrência das decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o Fórum Nacional da Enfermagem, 14 estados já confirmaram uma greve geral para o dia 29/06, conforme informado pelos respectivos sindicatos.

No dia 28, os estados participantes do movimento grevista realizarão manifestações em prol do piso salarial da enfermagem, e no dia 29 ocorrerá a greve geral.

O movimento terá duração de 24 horas, com posterior avaliação, conforme mencionado pelo Fórum.

QUAIS ESTADOS CONFIRMARAM A GREVE DA ENFERMAGEM?

Conforme publicação do Fórum Nacional, os estados que confirmaram a greve são os seguintes:

Os estados que ainda não confirmaram são: Tocantins, Roraima, Rondônia, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Amazonas, São Paulo e Santa Catarina.

GREVE DA ENFERMAGEM

A publicação do Fórum Nacional da Enfermagem destaca: "VAMOS TODOS LUTAR PELO PISO SALARIAL DIGNO PARA A ENFERMAGEM".

JULGAMENTO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

As duas últimas decisões relacionadas ao piso salarial da enfermagem foram proferidas pelos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes.

Ambos entenderam que o pagamento do piso salarial poderia ocasionar desemprego na categoria, citando: "Apesar de o piso salarial federal ter sido estabelecido para valorizar os profissionais de enfermagem - que, de fato, merecem uma remuneração justa pelos serviços prestados à sociedade - ele tem o potencial de gerar o efeito oposto: a desvalorização da categoria, resultando em redução da empregabilidade".

O voto mais recente foi dado pela ministra Rosa Weber nesta segunda-feira (26), em consonância com o voto do ministro Edson Fachin, defendendo que o piso salarial seja pago imediatamente.

QUAL O VALOR DO PISO DA ENFERMAGEM?

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS