Doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no Brasil, e o colesterol ruim está diretamente ligado a este tipo de problema.
O colesterol não é um problema como todo, ele tem funções importantes no organismo como a produção de hormônios e vitaminas além de fazer parte da estrutura das células e formar ácidos biliares que são importantes para a digestão.
O colesterol passa a ser um problema quando tem excesso da partícula LDL–colesterol (conhecida popularmente como colesterol ruim).
Quais as diferenças entre colesterol ruim x colesterol bom?
A composição do colesterol bom e do colesterol ruim é a mesma, o que muda é como são transportados pelo corpo a lipoproteína (partícula) à qual está associado.
O colesterol ruim ou colesterol LDL é o que está associado a lipoproteínas de baixa densidade, que em excesso pode se acumular nas paredes da artéria formando placas de gordura aumentando a chance de uma obstrução podendo causar um infarto ou até um AVC.
O colesterol bom também conhecido como HDL é o que está ligado a lipoproteínas de alta densidade, que por sua vez são responsáveis pela captação do colesterol para ser eliminado. O que ajuda a evitar uma obstrução das artérias.
Veja quais fatores aumentam o risco de colesterol ruim
Saiba quais fatores aumentam o risco de ter problemas com o colesterol ruim:
- História familiar
- Comportamento sedentário
- Alimentação inadequada
- Comorbidades
- Tabagismo
Cinco sinais de que o colesterol está alto