Hoje dia 8 de agosto é marcado como o dia Nacional da Prevenção e Controle do Colesterol alto, a data é fundamental para alertar sobre os riscos da hipercolesterolêmica (colesterol elevado).
A hipercolesterolêmica que tem altas chances de causar doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de morte no Brasil.
Mas é importante lembrar que existem dois tipos de colesterol, o colesterol ruim e o colesterol bom sendo eles respectivamente o colesterol LDL e o colesterol HDL.
Qual a diferença entre colesterol LDL e colesterol HDL?
Os dois tipos de colesterol possuem a mesma composição, o que causa a diferença entre os tipos de colesterol é quem realiza o transporte. Podendo ser uma lipoproteína de baixa densidade ou alta densidade.
O colesterol LDL também conhecido como o colesterol ruim é transportado por lipoproteínas de baixa densidade, o LDL em excesso pode se acumular em nas bordas das artérias gerando placas de gordura atrapalhando a circulação do sangue podendo causar infartos ou outras doenças cardiovasculares.
Já o colesterol HDL ou colesterol bom se anexa em lipoproteínas de alta densidade, que por sua vez são responsáveis pela limpeza do colesterol ajudando a limpar as artérias.
Veja agora sinais de colesterol ruim
A presença de sinais acontecem apenas em estágios mais avançados do problema e de acordo com o local em que as placas de gordura atrapalham a circulação do sangue.
Principais sinais de colesterol alto:
- Dores ou desconforto no peito
- Dores nas pernas ao caminhar;
- Queda de pelos nas pernas;
- Cansaço ao realizar atividades físicas comuns, como caminhar;
- Palidez nos dedos.
Conheça 6 chás que ajudam a manter o colesterol ruim baixo
Presença de hábitos saudáveis é fundamental no combate ao colesterol alto. Por isso veja 6 chás para adicionar a sua dieta para ajudar no controle do colesterol:
- Chá de alcachofra
- Chá de dente-de-leão
- Chá de cúrcuma
- Chá mate
- Chá verde
- Chá vermelho