As bananas são naturalmente doces e contêm carboidratos na forma de açúcares naturais, como a frutose, o que preocupa pessoas com tendência a glicose alta e diabetes.
Além disso, a fruta têm um índice glicêmico de moderado a alto, o que significa que podem causar um aumento relativamente rápido nos níveis de glicose no sangue, caso consumidas em excesso.
No entanto, a relação entre o consumo de bananas e diabetes depende de vários fatores, incluindo o tipo de diabetes, a quantidade consumida e o controle geral da dieta.
QUEM TEM DIABETES PODE COMER BANANA? INDÍCE GLICÊMCO DA BANANA:
Segundo a American Diabetes Association, a Academy of Nutrition and Dietetics e a British Association of Diabetes UK, a distribuição das porções das frutas é essencial ao longo das refeições diárias.
Dentro de um plano de alimentação, a banana pode uma opção segura e benéfica para os diabéticos, visto que tudo depende do tamanho da porção.
O índice glicêmico da banana varia de acordo com a sua maturação, ou seja, quanto mais madura, maior. A banana madura, com a casca amarela, tem um índice glicêmico aproximado de 60.
3 FRUTAS COM BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO:
As cerejas apresentam um índice glicêmico baixo, registrando um valor de 20. Além disso, são fontes de potássio e contêm antioxidantes, os quais ajudam o sistema imunológico.
A toranja, também é uma fruta conhecida como grapefruit, possui mais que a ingestão diária recomendada de vitamina C, ultrapassando os 100%. Seu índice glicêmico é avaliado em 32.
No que se refere às maçãs, o índice glicêmico é moderado, atingindo o valor de 39. A casca da maçã, adicionalmente, contribui com quase 20% da quantidade diária recomendada de fibras.
Dessa forma, entende-se que as bananas podem ser incluídas na dieta de uma pessoa com diabetes, desde que sejam consumidas com moderação e com orientação nutricional.