A banana é uma fruta doce naturalmente, pois contêm carboidratos na forma de açúcares naturais, como a frutose, o que pode gerar apreensão em pessoas propensas à diabetes.
Além disso, essa fruta possui um índice glicêmico moderado, indicando a possibilidade de provocar um aumento nos níveis de glicose no sangue, quando consumida em excesso.
Contudo, a conexão entre o consumo da banana e o diabetes é influenciada por diversos fatores, incluindo o tipo de diabetes, a quantidade ingerida e o gerenciamento geral da alimentação.
QUEM TEM DIABETE PODE COMER BANANA?
A dúvida "quem tem diabetes pode comer banana?" é abordada pelas organizações American Diabetes Association, Academy of Nutrition and Dietetics e British Association of Diabetes UK.
Essas entidades afirmam que, dentro de um plano alimentar equilibrado, a inclusão de bananas pode ser uma escolha segura e benéfica para indivíduos diabéticos.
Para isso, é recomendado que a distribuição das porções da banana seja incorporada ao longo das refeições cotidianas, de forma fracionada e controlada.
Cabe mencionar que o índice glicêmico da banana varia conforme o grau de maturação, sendo mais elevado à medida que amadurece, chegando a uma média de 60.
CHÁ DE BANANA para EMAGRECER? Aprenda RECEITA
QUANDO O ÍNIDICE GLICÊMICO É CONSIDERADO NORMAL?
O índice glicêmico (IG) é uma medida que indica como um alimento que contém carboidratos afeta os níveis de glicose no sangue, classificado em uma escala de 0 a 100.
Um índice glicêmico menor, abaixo de 55, é considerado baixo, indicando que o alimento causa um aumento gradual e mais controlado nos níveis de glicose.
Um índice glicêmico entre 56 e 69 é considerado moderado, enquanto um índice glicêmico igual ou acima de 70 é considerado alto, indicando que o alimento pode não ser ideal para diabetes.