O Ministério da Saúde prorrogou o prazo para que estados e municípios atualizem o cadastro dos profissionais de saúde no sistema InvestSUS, que calcula o custeio do piso salarial enfermagem.
Essa mudança ocorreu devido à falta de atualização cadastral de 117 municípios, o que também atrasa o processo de implementação do piso salarial da enfermagem.
Tal consequência acontece porque esse impasse está impedindo a distribuição dos recursos estabelecidos na Portaria recentemente divulgada pelo Ministério da Saúde.
LULA ASSINA PLN PARA PAGAR PISO SALARIAL ENFERMAGEM; VEJA MOMENTO
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: NOVO PRAZO PARA ENVIO DOS DADOS:
Conforme informado pelo deputado federal Bruno Farias (Avante), os municípios têm até o próximo domingo, 10 de agosto, para efetuar atualizações de dados referentes ao piso salarial da enfermagem.
"É a chance para que gestores municipais corrijam possíveis distorções nas informações ou incluam quem tenha ficado de fora", explicou.
Veja como foi a GREVE GERAL pelo PISO SALARIAL ENFERMAGEM
PISO SALARIAL ENFERMAGEM TERÁ PAGAMENTO SUSPENSO?
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alertou que se os registros no InvestSUS permanecerem desatualizados, os municípios podem receber valores abaixo do custo do piso salarial da enfermagem.
Além disso, se um município não atualizar seus registros por três meses consecutivos, o repasse da União destinado ao pagamento do piso salarial da enfermagem será suspenso.
No entanto, o presidente da CNM tranquilizou que a situação atual é menos preocupante, pois a União já está direcionando recursos para o pagamento do piso salarial da enfermagem.