A vitamina B12 tem um papel fundamental em nosso organismo, porém a substância não é produzida de forma natural pelo nosso corpo. Desta forma, é necessário obtê-la por meio da ingestão de certos alimentos ou, em alguns casos, por meio de suplementação.
Veja nesta matéria:
- O que é vitamina B12;
- Sintomas de carência de vitamina B12;
- Como repor a vitamina B12.
O QUE É VITAMINA B12?
A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é um importante nutriente para o nosso corpo, desempenhando um papel fundamental na produção de DNA e RNA. Sua relevância se estende à formação das células sanguíneas e à manutenção dos neurônios.
Além disso, a vitamina B12 é responsável pela produção e preservação da mielina, uma substância essencial na comunicação entre os neurônios. Ela desempenha um papel crítico no funcionamento adequado do sistema nervoso e cardiovascular, contribuindo para a vitalidade física e mental, além de fornecer energia para todo o organismo.
É comum que pessoas que não estejam recebendo a quantidade adequada de vitamina B12 possam apresentar aumento da ocorrência de espinhas pelo corpo. Portanto, é aconselhável consultar um especialista para verificar os níveis de vitamina B12 no organismo.
SINTOMAS DA CARÊNCIA DE VITAMINA B12?
De acordo com informações do Viva Bem, do UOL, a deficiência de vitamina B12 pode ocorrer devido ao consumo limitado de alimentos de origem animal ou à dificuldade de absorção dessa substância pelo organismo.
Portanto, vegetarianos e veganos que apresentem essa deficiência devem considerar a possibilidade de recorrer a suplementos ou injeções de vitamina B12, sob a orientação de um nutricionista, a fim de garantir a ingestão adequada desse nutriente essencial.
A falta de vitamina B12 no organismo pode causar alguns sintomas. Confira:
- Fraqueza;
- Palidez
- Formigamento e perda da sensibilidade;
- Lesões nos nervos;
- Perda de reflexivos;
- Dificuldades em andar;
- Confusão;
- Demência.
COMO REPOR A VITAMINA B12?
A forma principal de reabastecer os níveis de vitamina B12 é através da alimentação, procurando consumir alimentos que sejam ricos nesse nutriente, a fim de prevenir a deficiência no organismo.
Alimentos ricos em vitamina B12:
- Leite e produtos derivados;
- Ovos;
- Salmão;
- Carnes;
- Atum;
- Fígado.
Vitamina B12 injetável:
A reposição mais comum é feita por meio da suplementação de vitamina B12, seja através de injeções ou comprimidos. Essa abordagem de suplementação é especialmente relevante em casos específicos, como aqueles que seguem uma dieta vegetariana ou vegana.
A vitamina B12 injetável é reservada para situações particulares, incluindo casos de anemia grave e para pessoas com dificuldade de absorver essa vitamina pelo organismo. Além disso, a vitamina B12 é necessária em outras condições, como neuropatia diabética, artrite, artrose lombar, hérnia de disco e dores no nervo ciático.