A próxima reunião relacionada ao piso salarial enfermagem do setor privado, mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), ocorrerá nesta terça-feira (7) às 14h.
Neste encontro, representantes dos trabalhadores e empregadores da rede privada irão tentar negociar o piso salarial da enfermagem de enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras em todo o país.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: LULA sanciona VALOR bilionário para novo piso
AUDIÊNCIA DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM NO TST:
Até o momento, duas reuniões unilaterais sob a mediação do TST foram realizadas, porém nenhuma delas resultou em um acordo referente ao piso salarial da enfermagem.
A expectativa é que o impasse possa ser resolvido desta vez. Na última reunião, ambas as partes demonstraram disposição para o diálogo e buscaram encontrar uma solução que beneficiasse a todos os envolvidos.
A Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), que solicitou a mediação do TST, se comprometeu a apresentar uma proposta concreta para o piso salarial da enfermagem aos trabalhadores.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PRAZO DEFINITIVO para SETOR PRIVADO:
SITUAÇÃO DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM DO SETOR PRIVADO:
Ficou estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que o setor privado teria um prazo de 60 dias, a contar a partir da publicação do acórdão do julgamento do piso salarial da enfermagem, para chegar a um acordo.
Caso não haja sucesso nas negociações, os empregadores deverão pagar o valor integral do piso salarial da enfermagem, presente na Lei 14.434/22.
A CNSaúde afirmou que solicitou a mediação do TST devido à crença de que os sindicatos estavam agindo com relutância nas negociações, apenas esperando o término do prazo de negociação do piso salarial enfermagem.