Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe

GLICEMIA

Exame de glicemia na gravidez: saiba qual o valor normal e em qual período da gestação deve ser feito

Veja como é feito o exame de glicemia na gravidez e o período da gestação que deve ser feito

Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 25/01/2024 às 8:40 | Atualizado em 25/01/2024 às 8:42
Veja como é feito o exame de glicemia na gravidez - PIXABAY

O exame de glicemia na gravidez é uma ferramenta crucial na triagem da Diabetes Gestacional, uma condição comumente encontrada entre as mulheres brasileiras.

A doença é associada a sérias complicações tanto para a mãe quanto para o bebê, incluindo parto prematuro, obesidade e diabetes mellitus permanente.

QUANDO SE FAZ O EXAME DE GLICEMIA NA GRAVIDEZ?

O Teste Oral de Tolerância à Glicose (TOTG), popularmente conhecido como Curva Glicêmica, é o exame de glicemia simples realizado em laboratórios de análises clínicas.

Recomenda-se que esse teste seja realizado na primeira consulta pré-natal e entre a 24ª e 28ª semana de gestação, conforme orientado pela Diretriz Brasileira de Diabetes.

Este exame é fundamental para garantir a saúde da mãe e do bebê durante a gravidez, permitindo o diagnóstico precoce de glicemia alta, indicativa de níveis elevados de glicose no sangue.

VALORES DE REFERÊNCIA DO EXAME DE GLICEMIA NA GRAVIDEZ:

De acordo com o assessor em Microbiologia do Laboratório Lustosa, Hyllo Baeta, a paciente realiza o exame de glicemia na gravidez em jejum, ingerindo uma solução de glicose altamente concentrada.

Após uma hora, se o resultado do exame de glicemia na gravidez for igual ou superior a 180 mg/dL, ou após duas horas, se estiver entre 153 mg/dL e 200 mg/dL, o diagnóstico indicativo é de Diabetes Mellitus Gestacional (DMG).

Diabetes: tire suas dúvidas sobre a doença

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS