Um estudo da Universidade de São Paulo (USP), realizado no Centro de Pesquisas de Alimentos (FoRC), investigou o impacto do suco de laranja nos níveis de glicose e insulina no corpo humano.
PRODUÇÃO DE INSULINA X SUCO DE LARANJA
A pesquisa analisou 12 participantes, do sexo masculino e feminino, em boas condições de saúde. Após uma noite em jejum, todos consumiram uma refeição com alta quantidade de gordura e carboidratos, totalizando 1.037 kcal.
Após serem divididos em três grupos, um consumiu apenas água durante a refeição, outro ingeriu suco de laranja e o terceiro grupo recebeu uma bebida contendo glicose com teor de carboidratos semelhante ao do suco de laranja.
Após o término do desjejum, os pesquisadores mediram os níveis de glicose no sangue dos participantes de três a cinco horas após a refeição.
SUCO DE LARANJA AJUDA NO CONTROLE DA GLICOSE
Todos os três grupos apresentaram aumento nos níveis de glicose. No entanto, os participantes que consumiram suco de laranja não apresentaram mudanças drásticas nas taxas de glicose e insulina em comparação os que ingeriram apenas água.
Posteriormente, os pesquisadores coletaram amostras de sangue dos participantes e analisaram a expressão dos microRNAs, responsáveis por controlar a expressão dos genes em resposta às interações com o RNA mensageiro.
Sendo assim, os pesquisadores concluíram que o suco de laranja ajuda na produção de insulina e, parcialmente, no controle da glicose.
Fonte: Terra