A Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador de saúde dos EUA, emitiu um alerta sobre os riscos do uso de smartwatches (relógios inteligentes) e smart rings (anéis inteligentes) que alegam medir os níveis de glicose.
APARELHOS NÃO FORNECEM DADOS CONFIÁVEIS:
A FDA destacou que não autorizou ou aprovou qualquer smartwatch ou smart ring destinado a medir os níveis de glicose no sangue de forma independente.
O uso desses dispositivos pode resultar em medições imprecisas de glicose no sangue, também conhecida como açúcar no sangue, e em erros na gestão do diabetes que podem representar riscos à vida, alertou o órgão regulador.
Se o seu atendimento médico depende de medidas precisas de glicose no sangue, converse com seu provedor de saúde sobre um dispositivo apropriado autorizado pela FDA para suas necessidadesComunicado da FDA
Esses dispositivos não autorizados são distintos dos aplicativos de smartwatch que exibem dados de dispositivos de monitoramento contínuo de glicose aprovados pela FDA que perfuram a pele.
VENDA ILEGAL DE DISPOSITIVOS PARA MEDIR GLICOSE:
Embora a FDA não tenha nomeado marcas específicas, ela observou que os vendedores desses smartwatches e smart rings não autorizados anunciam o uso de "técnicas não invasivas" para medir a glicose no sangue sem a necessidade de furar os dedos ou perfurar a pele.
No entanto, esses dispositivos não avaliam diretamente os níveis de glicose no sangue, afirmou a agência, instando os consumidores a evitarem comprá-los para esse fim.
A agência está trabalhando para garantir que fabricantes, distribuidores e vendedores não comercializem ilegalmente smartwatches ou smart rings não autorizados que alegam medir os níveis de glicose no sangue.