O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de incidência de diabetes. De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, cerca de 16,8 milhões de adultos no país são afetados pela doença, que surge quando o pâncreas produz insulina insuficiente ou nenhuma insulina.
Sintomas de diabetes
Os sintomas principais do diabetes incluem fome e sede excessiva, bem como a necessidade frequente de urinar ao longo do dia.
Tipo 1:
- Fome constante;
- Sede persistente;
- Frequente vontade de urinar;
- Perda de peso;
- Sensação de fraqueza;
- Fadiga;
- Mudanças de humor;
- Ocorrência de náuseas e vômitos.
Tipo 2:
- Fome constante;
- Sede persistente;
- Sensação de formigamento nas mãos e nos pés;
- Necessidade frequente de urinar;
- Infecções recorrentes na bexiga, rins, pele e outras áreas cutâneas;
- Feridas com cicatrização lenta;
- Visão embaçada.
Outros sintomas
Os sintomas podem variar, mas o nutricionista Paul McArdle, especialista britânico em diabetes, explica que quando os níveis de glicose no sangue estão elevados, o paciente pode experimentar cansaço, sede intensa e frequente necessidade de urinar, especialmente durante a noite.
Em uma entrevista ao jornal The Express, ele adverte que as pessoas podem não notar que começaram a beber mais água antes de dormir ou que estão se levantando mais vezes durante a noite para urinar.
O aumento da ingestão de líquidos está associado à maior necessidade de urinar, um sintoma comum da diabetes, já que os rins demandam mais líquido para eliminar o excesso de glicose do sangue.
McArdle também destaca que sintomas menos evidentes da diabetes incluem candidíase, coceira genital, visão turva ou feridas que demoram a cicatrizar. Se esses sinais forem identificados, é recomendável procurar um profissional de saúde para realizar o teste de glicose.
*Com informações de Metrópoles