Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
SAÚDE

Alho combate câncer de intestino? Saiba benefícios de incluir na dieta

Confira as propriedades do alho e seu papel importante na prevenção do câncer de intestino

Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 19/03/2024 às 7:33
Saiba quais são as propriedades benéficas do alho na prevenção do câncer de intestino - freepik

Famoso por suas propriedades imunológicas, o alho é reconhecido por nutricionistas como um verdadeiro superalimento. Recentemente, um estudo divulgado no European Journal Of Medication revelou que, além de nutritivo, o alho também pode estar ligado à prevenção do câncer de intestino.

Após uma extensa análise sobre o tema, os especialistas descobriram que um componente-chave do alho, a alicina, é responsável por seus efeitos antioxidantes e antibacterianos. Conduzido em Milão, na Itália, o estudo envolveu 300 pacientes submetidos a uma colonoscopia e a um rastreamento para câncer de intestino.

Os resultados mostraram que os participantes que consumiam uma quantidade significativa de alho regularmente tinham uma menor incidência de câncer de intestino. Esse achado foi especialmente notável em indivíduos com menos de 70 anos.

Câncer de intestino: sintomas e prevenção

De acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que o Brasil tenha cerca de 45.630 novos casos de câncer de cólon e reto (ou câncer de intestino) a cada ano, representando um risco estimado de 21,10 casos por 100 mil habitantes para o triênio de 2023 a 2025.

A prevenção, através de uma dieta rica em superalimentos como o alho, aliada a exames preventivos regulares, pode desempenhar um papel crucial na luta contra essa doença devastadora. Pequenas mudanças na dieta podem ter um grande impacto na saúde e no bem-estar. O alho, um ingrediente comum em muitas cozinhas, pode ser a chave para uma vida mais saudável e livre do câncer de intestino.

É fundamental estar atento aos sintomas do câncer de intestino, que muitas vezes só se manifestam em estágios avançados da doença. Esses sintomas incluem dores abdominais frequentes, alterações nos hábitos intestinais, presença de sangue nas fezes, sensação de fraqueza e baixos níveis de ferro.

*Com informações de Catraca Livre

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS