O delegado federal Antônio de Pádua Vieira será o novo superintendente da Polícia Federal (PF) em Pernambuco.
Pádua foi secretário de Defesa Social no Estado, entre 30 de junho de 2017 e 04 de junho de 2021, no governo Paulo Câmara. Antes, havia ocupado o cargo de corregedor-geral da mesma pasta.
A saída do delegado federal da Secretaria de Defesa Social foi conturbada. A exoneração ocorreu seis dias após a ação violenta e desastrosa de policiais militares contra manifestantes que participavam de ato pacífico contra o governo de Jair Bolsonaro, na área central do Recife, em 29 de maio de 2021.
Na ocasião, dois trabalhadores, que não faziam parte na mobilização, foram atingidos por balas de borracha nos olhos e perderam parcialmente a visão. Os policiais militares apontados como responsáveis pelos tiros respondem a processos criminais e administrativos.
Antônio de Pádua chegou ao comando da SDS num momento bastante complicado em relação à violência. Em 2017, houve recorde histórico de assassinatos em Pernambuco.
O delegado federal conduziu mudanças estratégicas no programa Pacto pela Vida que contribuíram com a redução dos assassinatos nos dois anos seguintes.
Nesta terça-feira (10), o delegado federal Andrei Augusto Passos Rodrigues tomou posse oficialmente como o novo diretor-geral da Polícia Federal.
A portaria com os nomes dos novos superintendentes estaduais deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.
CURRÍCULO DE ANTÔNIO DE PÁDUA
Pernambucano, Antônio de Pádua é bacharel em direito pela Universidade Federal de Pernambuco desde 2002. Ele já integrou o Ministério Público de Pernambuco, como Oficial de Promotoria, entre os anos de 2000 e 2003.
Em 2003, Pádua assumiu o cargo de delegado da Polícia Federal. Na corporação, exerceu a chefia da Delegacia de Entorpecentes, Coordenadoria de Operações de Erradicação de Maconha no interior do Estado; Chefia do Setor de Inteligência da Policia Federal; Chefia da Delegacia de Imigração em Pernambuco, Chefia da Delegacia de Policia Marítima.
Ele foi o delegado federal responsável pelas investigações do acidente com a aeronave LET-410, da Noar Linhas Aéreas, que caiu em um terreno na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, em 13 de julho de 2011. Na queda, 14 passageiros e os dois tripulantes morreram.
Pádua também esteve à frente da Coordenadoria Regional Adjunta de Segurança para Copa das Confederações em 2013; Coordenadoria Regional Adjunta de Segurança para Copa do Mundo em 2014; Coordenadoria da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos e Vias Navegáveis em Pernambuco.