Notícias sobre segurança pública em Pernambuco, por Raphael Guerra

Segurança

Por Raphael Guerra e equipe
SUPERINTENDÊNCIA DA PF

Polícia Federal em Pernambuco será comandada por delegado exonerado após PM atirar em manifestantes contrários a Bolsonaro

Delegado federal Antônio de Pádua comandou a Secretaria de Defesa Social em Pernambuco entre junho de 2017 e junho de 2021

Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 10/01/2023 às 15:23 | Atualizado em 10/01/2023 às 15:35
O pernambucano Antônio de Pádua é delegado federal desde 2002 - LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

O delegado federal Antônio de Pádua Vieira será o novo superintendente da Polícia Federal (PF) em Pernambuco. 

Pádua foi secretário de Defesa Social no Estado, entre 30 de junho de 2017 e 04 de junho de 2021, no governo Paulo Câmara. Antes, havia ocupado o cargo de corregedor-geral da mesma pasta. 

A saída do delegado federal da Secretaria de Defesa Social foi conturbada. A exoneração ocorreu seis dias após a ação violenta e desastrosa de policiais militares contra manifestantes que participavam de ato pacífico contra o governo de Jair Bolsonaro, na área central do Recife, em 29 de maio de 2021.

PM usou da força para dispersar protesto contra Bolsonaro no Recife, no fim de maio - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Na ocasião, dois trabalhadores, que não faziam parte na mobilização, foram atingidos por balas de borracha nos olhos e perderam parcialmente a visão. Os policiais militares apontados como responsáveis pelos tiros respondem a processos criminais e administrativos. 

Leia Também

Antônio de Pádua chegou ao comando da SDS num momento bastante complicado em relação à violência. Em 2017, houve recorde histórico de assassinatos em Pernambuco.

O delegado federal conduziu mudanças estratégicas no programa Pacto pela Vida que contribuíram com a redução dos assassinatos nos dois anos seguintes

Nesta terça-feira (10), o delegado federal Andrei Augusto Passos Rodrigues tomou posse oficialmente como o novo diretor-geral da Polícia Federal.

A portaria com os nomes dos novos superintendentes estaduais deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

CURRÍCULO DE ANTÔNIO DE PÁDUA

Pernambucano, Antônio de Pádua é bacharel em direito pela Universidade Federal de Pernambuco desde 2002. Ele já integrou o Ministério Público de Pernambuco, como Oficial de Promotoria, entre os anos de 2000 e 2003.

Em 2003, Pádua assumiu o cargo de delegado da Polícia Federal. Na corporação, exerceu a chefia da Delegacia de Entorpecentes, Coordenadoria de Operações de Erradicação de Maconha no interior do Estado; Chefia do Setor de Inteligência da Policia Federal; Chefia da Delegacia de Imigração em Pernambuco, Chefia da Delegacia de Policia Marítima.

Ele foi o delegado federal responsável pelas investigações do acidente com a aeronave LET-410, da Noar Linhas Aéreas, que caiu em um terreno na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, em 13 de julho de 2011. Na queda, 14 passageiros e os dois tripulantes morreram. 

Bimotor da Noar Linhas Aéreas caiu em um terreno da Avenida Boa Viagem. Dezesseis pessoas morreram - JC Imagem/Arquivo

Pádua também esteve à frente da Coordenadoria Regional Adjunta de Segurança para Copa das Confederações em 2013; Coordenadoria Regional Adjunta de Segurança para Copa do Mundo em 2014; Coordenadoria da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos e Vias Navegáveis em Pernambuco. 


Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS