Rafa Mattos grafita mensagem de esperança em hotel do Recife. Veja imagens

Empreendimento em Boa Viagem convidou o artista para intervenção na fachada, que incentiva proteção contra covid-19 e homenageia trabalhadores da saúde e da hotelaria
Mona Lisa Dourado
Publicado em 15/05/2020 às 12:35
Artista plástico Rafa Mattos assina mural com mensagem de solidariedade no Park Hotel, em Boa Viagem Foto: DIVULGAÇÃO


Mesmo passando por dificuldades, como todos os empreendimentos turísticos do País, o Park Hotel de Boa Viagem (Zona Sul do Recife), decidiu investir em uma mensagem de solidariedade, otimismo e esperança. Convidou o artista plástico Rafa Mattos para uma intervenção na fachada do empreendimento, que agora ganhou cores e um novo significado.

Com frases e imagens que transmitem empatia e cuidado, a iniciativa também homenageia os cerca de 30 funcionários que continuam trabalhando para servir quem está nos hospitais salvando vidas.

 

>> Atrativos turísticos do Recife recebem máscaras contra o coronavírus

>> Porto de Galinhas, no Litoral Sul, lançará manual de boas práticas para retomada do turismo pós-coronavírus

"Sabemos que o momento é delicado, mas que também pede leveza e acolhimento para passarmos por isso juntos", conta Rafa Mattos, ressaltando que o objetivo principal foi ser coerente com o contexto da pandemia e motivar as pessoas a ficarem em casa, usarem máscaras quando for necessário e se protegerem. "Mas a gente também quis cuidar de quem cuida dos outros, retribuindo esse amor através do grafite", resume o artista, criador do movimento Plante amor colha o bem e também responsável pelas mensagens expostas em pelo menos quatro hospitais de campanha do Recife e em outros espaços nas cidades de Limoeiro e Jaboatão dos Guararapes. 

A diretora do Park Hotel, Carolina Oliveira, ressalta que a iniciativa se soma a outras ações desenvolvidas desde o início da crise desencadeada pela covid-19. Dos poucos estabelecimentos que permaneceram abertos no Recife, o Park Hotel oferece um pacote para profissionais de saúde, que contempla café da manhã, lavanderia para até três peças de roupa e estacionamento por R$ 130 mais 5% de ISS. "Tentamos trazer palavras de amor, fé e confiança para nossos colaboradores e todos aqueles que estão no dia a dia nessa frente de batalha contra o coronavírus", afirma. 

O hotel também disponibilizará as máscaras de proteção criadas por Rafa Mattos, ao preço de custo sugerido pelo artista: entre R$ 20 e R$ 25. "Estou buscando fornecedores de menor custo para que o valor adicional se converta em doação", diz Rafa.

DIVULGAÇÃO - Artista plástico Rafa Mattos assina mural com mensagem de solidariedade no Park Hotel, em Boa Viagem

DEMISSÕES DE TRABALHADORES

Embora tenha previsto inicialmente manter todos os colaboradores do hotel, Carolina afirma que acabou demitindo metade deles, mas com a intenção de recontratá-los a partir de agosto. É quando acredita que o turismo poderá ser retomado. "Além da rescisão, pelo menos eles têm acesso ao seguro-desemprego nesse período em que precisam ficar em casa", justifica, acrescentando que o faturamento caiu 90% em relação ao "normal" previsto para o período. A taxa de ocupação atual gira em torno de 15%, quando deveria rondar os 70%.

>> Cerca de 40% dos trabalhadores da hotelaria de Porto de Galinhas, no Litoral Sul, já foram demitidos por causa do coronavírus

>> Grupo do Salinas Maragogi Resort adia reabertura e demite 400 trabalhadores por causa do coronavírus

Por enquanto, dos trabalhadores mantidos, cerca de 50% estão com contratos suspensos e o restante se revezando nas operações do hotel. 

Segundo a hoteleira, algumas medidas para evitar contaminação já foram antecipadas, caso da pia instalada na portaria, rodízio de quartos e fechamento de áreas comuns. Mas serão necessários ainda novos investimentos para se adequar aos protocolos de biossegurança que devem ser estabelecidos para a hotelaria.

Os custos, no entanto, não devem ser repassados às diárias, ao menos inicialmente, diante da retração que o setor de turismo deve enfrentar por um bom tempo. A maior preocupação dos hoteleiros agora, na verdade, é evitar uma guerra de preços entre eles mesmos que fragilize ainda mais as contas dos empreendimentos.

TAGS
Coluna turismo de valor mona lisa dourado covid-19 novo coronavírus novo coronavírus Coronavírus hotelaria turismo Recife pernambuco boa viagem
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory