Conteúdo atualizado às 7h51 do dia 22 de outubro de 2020
Um levantamento realizado pelo Governo de Pernambuco apontou que cada vez mais visitantes de outras regiões do País chegam ao Estado através de sua principal porta de entrada, o Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre. Uma análise realizada pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a partir de dados da Aena Brasil, indicou um aumento de 37,5% em setembro em comparação com o mês de agosto. O número de passageiros que circularam pelo terminal passou de 240.704 para 330.975.
O resultado de setembro indica um aumento acentuado em relação aos números registrados no início da pandemia, em abril. Naquele mês, apenas cerca de 42 mil pessoas circularam pelo Aeroporto. Uma parte importante desse crescimento pode ser justificado pelo restabelecimento da malha aérea do Aeroporto do Recife, que conta com 23 ligações em operação neste mês de outubro, sendo 21 nacionais e duas internacionais.
Nos casos dos voos para o exterior, atualmente o Estado conta com três frequências semanais para Lisboa. De acordo com a programação de solicitações à Anac, a Cabo Verde Airlines retornaria até o fim deste mês com a rota Recife-Ilha do Sal. Consultada pela coluna, a assessoria de imprensa da empresa, no entanto, ainda não confirma a data, ressaltando que as fronteiras aéreas do País só foram abertas há uma semana, no dia 12 de outubro.
Pernambuco se encontra em processo de retomada gradual das atividades econômicas. Recentemente, durante o feriado do dia 12 de outubro, o Aeroporto do Recife registrou sua maior movimentação desde o início da pandemia. A quantidade de passageiros e o número de voos partindo ou chegando ao local indicam um processo de recuperação do setor. As novas rotas também contribuem para a retomada. Como por exemplo, o anúncio de que Serra Talhada e Caruaru terão voos comerciais partindo do Recife.