Chile voltará a receber turistas em 23 de novembro. Veja as regras

País vai autorizar a entrada de viajantes de qualquer parte do mundo
Mona Lisa Dourado
Publicado em 13/11/2020 às 12:02
Cerro San Cristóbal, no Parque Metropolitano, tem umas das vistas mais bonitas de Santiago, no Chile Foto: MARCELO APRÍGIO/JC


Após oito meses de fronteiras fechadas, o Chile anunciou que voltará a permitir a entrada de turistas no país a partir de 23 de novembro, quando passa a valer um decreto autorizando o ingresso de viajantes de qualquer parte do mundo.

Em um primeiro momento, o acesso internacional ocorrerá apenas pelo aeroporto Arturo Merino Benítez, em Santiago. Somente com um maior controle da pandemia nas diferentes regiões do país, o governo chileno pretende abrir os demais terminais aéreos e portuários.

>> Confira um roteiro pelo Santuário Azul chileno 

>> Na Terra do Fogo, um território de extremos

>> Argentina volta a receber brasileiros em novembro. Confira as regras

Antes de embarcar para o Chile, os turistas precisarão preencher uma declaração detalhando sua origem e destino, estado de saúde e possível presença de sintomas de covid-19. Também é obrigatória a apresentação de um teste PCR com resultado negativo feito em período inferior a 72 horas antes da viagem em laboratório reconhecido pela autoridade sanitária local.

PIXABAY - País recebeu cerca de 4,5 milhões de turistas estrangeiros em 2019. Parque Torres del Paine é um dos atrativos mais visitados

APLICATIVO RASTREARÁ TURISTAS

Os visitantes não serão obrigados a ficar em quarentena e poderão passear livremente, mas serão controlados por meio de um aplicativo para rastrear potenciais sintomas. “Todas as pessoas que entrarem no país, chilenos e estrangeiros, estarão sob vigilância de 14 dias. Eles terão que relatar seus sintomas e localização”, disse a subsecretária de Saúde Pública, Paula Daza durante o anúncio da reabertura, acrescentando que as pessoas que não notificarem seu estado e não cumprirem o relatório podem ser punidas. Ainda não há, no entanto, detalhes sobre as penalidades.

O fechamento das fronteiras do Chile desde 17 de março afetou gravemente a indústria do turismo no país, que perdeu a temporada de esqui e agora espera minimizar as perdas com o início do verão.

MARCELO APRÍGIO/JC - Por causa da pandemia, estações de esqui como a de Portillo perderam a temporada e acumulam prejuízos

Segundo a Federação das Empresas de Turismo do Chile (Fedetur), em 2019 chegaram cerca de 4,5 milhões de visitantes estrangeiros. Durante a pandemia, metade dos empregos na indústria foram perdidos, o que equivale a 300 mil trabalhadores.

Atualmente, só podem entrar no Chile chilenos e estrangeiros com residência estabelecida. Outras autorizações são concedidas diante de análise de alguns critérios na entrada, a exemplo de emergências pessoais ou familiares, condições de saúde ou situações de trabalho.

PORTO DE GALINHAS

A abertura de fronteiras no Chile pode significar uma boa notícia para Pernambuco, uma vez que antes da pandemia os turistas do país estavam em terceiro lugar entre o que mais visitam o balneário de Porto de Galinhas, depois dos argentinos e uruguaios.

TAGS
mona lisa dourado turismo de valor turismo chile América do Sul reabertura covid-19
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory