Campina Grande, localizada a 120 quilômetros da capital João Pessoa, é conhecida por ser a segunda maior cidade da Paraíba, fazer um dos maiores São João do Brasil e contar com diversos outros atrativos. No entanto, ultimamente ela vem atraindo olhares e ganhando mais fama por ser “a cidade de Juliette”. A referência é em relação à participante Juliette Freire, do Big Brother Brasil 2021, que é natural da cidade e mora em João Pessoa.
Durante o confinamento no reality show, a advogada e maquiadora várias vezes exaltou as belezas de Campina Grande e também citou curiosidades da capital paraibana, como ser o ponto mais oriental das Américas. As falas, claro, geraram muita repercussão e milhares de compartilhamentos nas redes sociais. Na última terça-feira (13), inclusive, a Assembléia Legislativa da Paraíba concedeu à sister a Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta honraria da casa.
Criada com liberdade nas ruas dos bairros Pedregal e Zé Pinheiro, em Campina Grande, a filha de Dona Fátima e Seu Lourival em diversos momentos do BBB falou dos que os turistas encontram na sua cidade. Por isso, o JC listou os 10 principais pontos turísticos da cidade paraibana:
1 – Parque do Povo
A imensa construção, que começou a ser erguida em 1986, é a praça de eventos da cidade e coração do São João de lá
2 – Museu de Arte Popular da Paraíba
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o espaço também conhecido como Museu dos Três Pandeiros, está localizado às margens do Açude Velho, outro cartão-postal da cidade
3 – Vila do Artesão
Reunindo cerca de 200 artesãos, a Vila conta com 84 chalés e espaços cenográficos que mostram as raízes culturais da cidade.
4 – Feira Central
Reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil, a Feira Central de Campina Grande é o local perfeito para comprar as iguarias típicas da região
5 - Museu de Arte Assis Chateaubriand
Mais conhecido como MAAC, o espaço foi construído no ano de 1967 pelo empresário Assis Chateaubriand.
6 – Praça da Bandeira
Um dos principais pontos de encontro entre moradores e visitantes, o local construído em 1938 é popularmente conhecido como Praça dos Pombos.
7 - Museu do Algodão
O espaço conta a história do ciclo do algodão, quando a cidade de Campina Grande, do final do século XIX a 1945 era uma das maiores praças exportadoras de algodão do mundo.
8 – Teatro Municipal Severino Cabral
Inaugurado em 1963, o Teatro Municipal Severino Cabral foi projetado pelo engenheiro Geraldino Duda, considerado o pai da arquitetura moderna de Campina Grande.
9 – Sesi Museu Digital
O local utiliza os modernos recursos interativos e audiovisuais para possibilitar uma imersão na história do desenvolvimento social, econômico e humano da cidade.
10 – Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande
Instalado no sobrado mais antigo da cidade, o Museu Histórico, construído em 1841, é um dos mais importantes patrimônios históricos de Campina Grande.