Quem não gosta de viajar nos livros? Melhor ainda é viajar para ter o prazer de ler alguns em ambientes lindos. Aproveite então o Dia Mundial do Livro, comemorado nesta sexta (23), para ir até as belas livrarias públicas espalhadas pelo Brasil. Uma das principais, sem dúvida, é a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, fundada em 1810. Considerada a maior da América Latina, ela é a sede do maior patrimônio bibliográfico e documental do Brasil.
Mas existem várias outras que valem uma visita, não só hoje, como todos os dias. Veja outras nove:
- Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro
Com aproximadamente 350 mil volumes, a biblioteca possui a maior coleção de obras lusófonas fora de Portugal. A ela foi fundada em 1837 e está aberta ao público desde 1900.
- Biblioteca Infante D. Henrique, Salvador
Também conhecida como Gabinete Português de Leitura de Salvador, ela conta com cerca de 25 mil volumes. Na fachada do prédio histórico, fundado em 1863, no centro de Salvador, foram erguidas duas estátuas, que representam Pedro Álvares Cabral e o poeta Luiz Vaz de Camões.
- Biblioteca Pública Estadual do Amazonas, Manaus
Fundada em 1871, é a mais antiga biblioteca pública no estado e a maior em acervo, com cerca mais de 70 mil volumes.
- Biblioteca de São Paulo, São Paulo
Inaugurada em 2010, ela faz parte do projeto de revitalização urbana do terreno onde funcionou a Casa de Detenção de São Paulo e conta com um acervo de 43 mil títulos.
- Biblioteca da Floresta, Rio Branco
Inaugurada em 2007, ela é especializada em assuntos e autores da Amazônia e do Acre.
- Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo
Fundada em 1925, ela teve seu edifício sede, projetado pelo francês Jaques Pilon, é considerado um ícone da art déco.
- Biblioteca Nacional de Brasília
Localizada na Esplanada dos Ministérios, ela foi projetada no plano original da Capital Federal, assinado pelo arquiteto Lúcio Costa, e possui cerca de 30 mil obras.
- Biblioteca Pública do Paraná, Curitiba
Fundada em 1857, ela possui um acervo com cerca de 650 mil livros e teve prédio tombado como Patrimônio Cultural em 2003.
- Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre
Criada em 1871, ela teve o prédio tombado como Patrimônio Histórico pelo IPHAN em 2000 e conta com um acervo de 240 mil peças.