Embora o litoral seja a parte mais famosa e desejada pelos turistas, o "interior" do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, guarda muitas riquezas escondidas. A região se destaca no turismo rural com vários engenhos importantes.
Entre eles, o Engenho Massangana do século XIX que é tombado pela Fundarpe como Parque Nacional da Abolição e foi moradia na infância do abolicionista Joaquim Nabuco.
Outro lugar na área que vale visitação é a casa-grande do antigo Engenho Guerra que, segundo estudiosos, foi construído no fim do século 19 ou início do 20. Depois de muitos anos abandonado, o casarão foi restaurado preservando suas características originais.
A área do litoral do município também conta com várias construções históricas (os vídeos foram gravados antes da pandemia). O Forte Castelo do Mar, construído em 1630, ficou conhecido na época como a mais importante edificação militar do litoral pernambucano e era responsável pela defesa da entrada do Porto de Nazaré na guerra dos portugueses e holandeses.
Também há o Forte São Francisco Xavier, construído no mesmo ano, que tem formato de pentágono e oferece uma visão privilegiada da praia de Gaibu.
Perto ainda existe a Vila de Nazaré com a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, erguida pelos portugueses no século 16 e ruínas do antigo convento carmelita.