Um retorno bonito ao Agreste. Depois de sair de Garanhuns e seguir para Petrolina, no Sertão do Estado, o programa volta para a região anterior por um belo motivo: Bonito. Em seu sexto destino, o Cores e Sabores de Bonito faz uma parada na cidade das cachoeiras.
- Gravatá: Conheça passeios incríveis da cidade com o especial Cores e Sabores
- Porto de Galinhas: Confira passeios espetaculares com o especial Cores e Sabores
- Praia dos Carneiros: Curta os melhores passeios de Tamandaré
- Garanhuns: conheça os melhores passeios, Cores e Sabores da Suíça pernambucana
- Petrolina: Descubra os principais passeios com o Programa Cores e Sabores
Como o programa é quinzenal vamos relembrar a rota dele em Pernambuco, mostrando um roteiro turístico completo por onde passou. O Cores e Sabores estreou em Gravatá, no Agreste, depois fez a segunda parada em Ipojuca, no Litoral Sul. A terceira parada foi em Tamandaré, na mesma região e em seguida fomos para Garanhuns, novamente no Agreste. Nossa parada mais recente foi em Petrolina, no Sertão.
Reportagens
Bonito. De fato. Difícil não correr o risco de ser clichê quando o nome de uma cidade a descreve tão bem. Que me desculpe a homônima famosa de Mato Grosso do Sul, mas a Bonito pernambucana, localizada a 132 quilômetros da capital também é linda e possui igualmente atrativos naturais e ótimas opções de esportes ao ar livre. Ao conhecer o município se descobre que na verdade o nome chega a soar até modesto diante de tamanha beleza.
As cachoeiras são realmente o principal cartão-postal da cidade que não cansa de surpreender. Não à toa as quedas d’água de Bonito foram eleitas uma das Sete Maravilhas de Pernambuco em votação popular realizada pelo JC Online em 2007. São sete no total e as principais são as da Pedra Redonda, Barra Azul e Véu de Noiva I.
E foi esta última cachoeira que foi o tema da primeira reportagem do especial sobre o rapel na queda d'água de mais de 30 metros de altura. A atividade é oferecida na Véu de Noiva I há 7 anos pela agência Alfa Adventure Bonito (R$40 por pessoa). No mesmo local, é realizada também uma das maiores tirolesas de Pernambuco. Ela tem 300 metros de extensão, 70 metros de altura e atinge uma velocidade de quase 60 quilômetros por hora, tanto que a pessoa utiliza até uma espécie de balão como freio (R$40 por pessoa).
Além disso, umas das experiências mais mágicas que você pode ter em Bonito é o voo de balão. O passeio começa bem cedinho, ainda na madrugada, por volta das 4h da manhã e parte do estádio municipal da cidade. O balão tem capacidade para até 8 tripulantes por voo e a duração gira em torno de 45 minutos. Ele é oferecido no local pela empresa GT Promo Balonismo há cerca de 8 anos.
Para quem quer experimentar ou já é acostumado a acampar, a dica é conferir o conhecido Camping do Mágico que é referência no assunto e disponibiliza uma ótima estrutura para os iniciantes na atividade, além de oferecer atividades como arvorismo e tirolesa. Você também acompanha um guia para experiências na cidade, como ir até um mirante pra tomar um caldo de cana, andar à cavalo e ainda uma área de camping, onde as pessoas têm a chance de aprender a fazer pizza.
O passeio no famoso Teleférico Governador Eduardo Campos, inaugurado em maio de 2018, é mais uma das nossas paradas, que termina com uma visita na Capela de Nossa Senhora de MontSerrat. Além disso, você conhece o turismo histórico na Pedra do Rodeador. No local, em 1820, houve um movimento sebastianista, considerado o primeiro do país por alguns historiadores.
A gastronomia ganha espaço nessa viagem, com os drinks, chocolate quente e fondue da Pousada Refúgio Rio Bonito e os deliciosos pratos do Hotel Fazenda Pedra do Rodeadouro. Esse local também é destacado na matéria sobre a hospedagem na cidade.
Programa na TV Jornal
Leonardo Vasconcelos (@leo_vasconcelos), que assina as reportagens e apresenta o programa, foi o guia na jornada pelas seis cidades mostradas no programa Cores e Sabores. O conteúdo será distribuído multiplataforma. Primeiro para assinantes do JC e depois para o público em geral, na TV Jornal Recife e TV Jornal Caruaru, além das redes sociais do JC e da TV Jornal.
"É uma forma diferente de mostrar as belezas de Pernambuco. Os assinantes do JC verão em primeira mão, mas na sequência os conteúdos serão disponibilzados em todas as redes sociais da TV Jornal, logo após o programa ir ao ar na TV aberta", explica a diretora de Estratégias Digitais do Sistema Jornal do Commercio, Maria Luiza Borges.