Noventa metros de adrenalina e beleza. Assim é o maior rapel de plataforma do país, localizado no Complexo Turístico Boca da Onça Ecotour, em Bodoquena, a apenas cerca de 50 km de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Uma experiência radical que a Coluna Turismo de Valor encarou e mostra tudo pra você agora.
- Boca da Onça, o paraíso selvagem de Bodoquena ao lado de Bonito
- Uma "Janela para o céu" é atrativo em parque de Bodoquena, ao lado de Bonito
- Um pulo no "Buraco do Macaco", a cachoeira cuja entrada é por um túnel submerso em Bodoquena
- A beleza do Poço da Lontra, no Boca da Onça Ecotour, ao lado de Bonito
Antes de tudo é preciso dizer que a altura, de fato, impressiona e se ver pendurado a incríveis 90 metros de altura no meio do cânion do Rio Salobra é de tirar o fôlego. O rapel é realizado em negativo (sem o apoio dos pés na pedra) a partir de uma estrutura metálica de 34 metros de comprimento que avança 15 metros no precipício e conta com um alçapão por onde se desce. E quando ele se abre, meu amigo, que visão.
Vale destacar que a atividade no Boca da Onça Ecotour é feita com instrutores capacitados e um eficiente sistema de segurança para que o turista apenas se preocupe em admirar a linda paisagem ao redor. Realmente, a equipe de reportagem que já fez rapel nos mais variados pontos do Brasil, se impressionou com todos os dispositivos de segurança utilizados.
“A plataforma foi construída em 2001 e antes de ir para ela os turistas passam por um treinamento. A descida é feita em duplas. Cada um vai preso em uma corda que pode aguentar até 3 toneladas cada uma e ainda tem uma outra corda de segurança que acompanha até lá embaixo. Crianças acima de 5 anos já pode fazer a atividade”, explicou o instrutor Rodrigo Martins.
A DESCIDA
Antes de tudo vamos aos equipamentos. Você recebe desde luvas e capacete até mosquetões e cadeira de apoio. Depois é encaminhado para uma plataforma de treinamento de 12 metros de altura onde são passadas todas as instruções e é realizado um teste da operação. Na sequência você é encaminhado para a plataforma do rapel mesmo.
O frio na barriga já começa quando você vai caminhando pela plataforma montada no precipício e tem a impressão de estar andando no céu. Quando se olha pra baixo e quase não se enxerga o ponto de chegada de tão pequenininho lá longe dá um certo nervosismo. Que aumenta de vez quando você está pendurado e o alçapão se abre para o início da descida.
Tensão à parte, a operação é super segura e aos poucos naturalmente você vai relaxando. Você passa a se preocupar menos com os equipamentos e começa a curtir a experiência em si e admirar a paisagem. Quando se chega no final, a vontade é a de subir de novo para apreciar de novo aquele lindo visual. Apesar dos chamativos 90 metros de altura, o maior rapel de plataforma do Brasil é bem tranquilo e vale a pena demais a experiência.