SAÚDE ANIMAL

Tigre William volta ao Bioparque do Rio depois de cirurgia inédita; entenda

O tigre-de-bengala caminhava com dificuldade antes da cirurgia

Notícia
X

Após passar por uma cirurgia no joelho direito, o tigre-de-bengala William retorna ao Bioparque do Rio de Janeiro. Esse tipo de procedimento que nunca havia sido realizado na espécie.

O veterinário do Bioparque, Ramiro Dias Neto, conta que o animal passava por tratamentos e acompanhamento. "Melhorava, mas com o passar do tempo o problema retornava. A situação teve uma piora significativa. Mesmo com as medicações, ele não se recuperava", diz o profissional. As informações são do G1.

Diagnóstico do tigre William

Após avaliação, o diagnóstico que se teve mostrava uma lesão grave: um rompimento no ligamento do joelho direito. Logo se decidiu pelo processo cirúrgico, mas a dificuldade é que ele nunca havia sido feito na espécie. 

Reprodução/RJ1
Procedimento nunca havia sido realizado em tigres-de-bengala - Reprodução/RJ1

"Ela nunca foi feita, nunca foi realizada nesta espécie. Não havia informações específicas sobre este procedimento em um tigre. Então, na verdade, precisamos desenvolver um implante específico para realizar a cirurgia", informou o cirurgião veterinário Wanderley Severo.

A cirurgia demorou três horas. No processo, William recebeu uma prótese de aço cirúrgico de nove milímetros de espessura, 15 centímetros de comprimento e nove parafusos. 

 

Reprodução/RJ1
Momento da cirurgia do tigre William - Reprodução/RJ1

Bioparque do Rio

Um BioParque é um lugar voltado para o bem-estar dos animais, que desenvolve projetos de pesquisa para a conservação de espécies e possui também como foco a educação ambiental dos visitantes.

O Bioparque do Rio fica localizado em São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro.

Tags

Autor