coluna vida fit

Após protesto, academias têm reabertura antecipada no Recife; veja possíveis datas

Academias e similares tiveram sua reabertura antecipada da oitava para sexta etapa do plano de convivência desenvolvido pelo governo

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 03/07/2020 às 8:39 | Atualizado em 09/07/2020 às 17:03
AFP
Academias estão fechadas desde o dia 18 de março em Pernambuco - FOTO: AFP

Após protesto de profissionais de educação física e empresários pela antecipação da reabertura de academias e similares no Recife, o governo de Pernambuco anunciou que a reabertura do setor será antecipada da oitava para sexta etapa do plano de convivência. Dessa forma, se a pandemia do novo coronavírus continuar apresentando controle e diminuição de casos, a retomada das atividades do setor deve acontecer nas próximas semanas. Tudo dependerá do cenário da covid-19 no Estado.

Representantes do setor se reuniram com o secretário-executivo de Articulação e Acompanhamento, Eduardo Figueiredo, após a manifestação da última quinta-feira para dialogar sobre a retomada das academias e similares. De acordo com presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref-PE), Lúcio Beltrão, o governo revelou que os estabelecimentos estão agora na sexta etapa e as atividades da quinta etapa terão sua retomada na segunda-feira, dia 6 de julho.

>> Profissionais de educação física e empresários protestos no Recife por reabertura de academias

>> Atividades com profissionais de educação física estão liberadas em parques, praças e na orla do Recife

>> Prefeitura do Recife anuncia abertura de praias, calçadões e parques para prática de exercícios físicos

"O pessoal do governo sempre trata a gente bem, com educação, mas a gente nunca tinha recebido uma resposta de data. Ficaram dizendo que haveria a antecipação, inicialmente a gente está na oitava fase. E ele antecipou que estamos na sexta etapa e na próxima segunda-feira começa a quinta etapa, dia 6 de julho. Possivelmente, se tudo estiver tranquilo, a sexta etapa iniciará no dia 13 de julho. Se tiver alguma dúvida sobre a pandemia, se está piorando ou não, pode postergar para o dia 20. Nós estamos na sexta etapa de acordo com o protocolo do governo, que coincide com o dia 13 ou 20", confirmou o dirigente. 

"Exercício promove saúde"

A categoria também destaca a necessidade de voltar a trabalhar e argumenta que exercícios físicos são fundamentais para a promoção de saúde e prevenção de doentes. Lúcio Beltrão reforçou ainda que educação física é a única que profissão de saúde que ainda não pode trabalhar no estado.

"A gente é a única profissão de saúde que ainda não pode atender de maneira individual. Porque o médico pode atender o paciente dele, o nutricionista, fisioterapeuta, o psicólogo e a gente não pode? A gente questionou também a questão dos parques. Porque pode ter o atendimento individual, mas não pode usar acessórios? Os profissionais estão reclamando isso também. A ideia é que pelo menos duas pessoas assistam à aula, por exemplo, o casa, ou mãe e filha", questionou.

Manifestação com carreata

Na última quinta-feira, profissionais de educação física e empresários promoveram uma carretada para reforçar o pedido de antecipação da retomada das academias e similares. A carreada teve concentração em Piedade, seguiu pela avenida Boa Viagem até o Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife. A categoria está insatisfeita com o fechamento dos locais que trabalham com a manutenção da saúde da população por meio de exercícios físicos e atividades esportivas. Pernambuco atualmente conta com 1.282 academias e 11.733 profissionais registrados no Cref-PE. 

 

JAILTON JÚNIOR/TV JORNAL
Profissionais de educação física e empresários protestaram na quinta-feira - FOTO:JAILTON JÚNIOR/TV JORNAL

Comentários

Últimas notícias