coluna vida fit

Protocolo de reabertura das academias é aprovado em Pernambuco

Representantes das academias dos profissionais de educação física se reuniram com representantes do governo do Recife e de Pernambuco na terça-feira

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 07/07/2020 às 12:38 | Atualizado em 08/07/2020 às 8:23
JAILTON JR./JC IMAGEM
Academias seguem fechadas em Pernambuco - FOTO: JAILTON JR./JC IMAGEM

Mais um passo importante para a reabertura das academias em Pernambuco. Representantes do Sindicato das Academias, Associação Brasileira de Academias, Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco e governo do Recife e Estado se reuniram em videoconferência para ajustar o protocolo de retomada dos estabelecimentos. A maioria das recomendações com as medidas sanitárias foi aprovada pelas Secretarias de Saúde. Destaque apenas para reajuste na capacidade máxima permitida e aulas coletivas com restrições. O protocolo oficial deve ser divulgado nos próximos dias. Apesar de definido o protocolo, não há data ainda para reabertura.

>> Atividades com profissionais de educação física estão liberadas em parques, praças e praias no Recife

>> Após protesto, academias têm reabertura antecipada no Recife; veja possíveis datas

>> CBF define sede e data de retorno da Copa do Nordeste 2020; confira

>> Profissionais de educação física e empresários protestam por reabertura de academias


Confira os pontos que serão corrigidos

CAPACIDADE MÁXIMA - Ao invés do 6,25m2 por aluno recomendado pela ACAD, foi aprovado 10m2 por aluno, ou seja, para calcular a capacidade máxima de pessoas atendida simultaneamente, devemos dividir a metragem dos respectivos imóveis por 10m2.

AULAS COLETIVAS - As aulas coletivas poderão funcionar incialmente com no máximo 10 pessoa por sala, respeitando se o distanciamento de no mínimo 1,5m.

MATERIAIS - Aulas que necessitem a utilização de materiais com superfície porosa, deverão ser trazidos pelos alunos ex.: colchonetes, esteiras para yoga,etc. A utilização deste protocolo está prevista até a 11a. fase.

Além dos reajustes, o protocolo prevê uso obrigatório de máscara, medição de temperatura das pessoas que frequentam as academias, maior distanciamento entre aparelhos, limpeza extra dos ambientes. Alpem de reforçar a comunicação entre funcionários, alunos e colaboradores no sentido de destacar as medidas sanitárias de prevenção de contaminação da covid-19.

Expectativa para reabertura

Após protesto de profissionais de educação física e empresários na semana passada, o governo de Pernambuco anunciou a antecipação da reabertura do setor da oitava para a sexta etapa do Plano de Convivência do Estado, o que significa que pode acontecer na próxima segunda-feira, dia 13 ou no dia 20 - a reabertura da quinta etapa aconteceu na última segunda-feira. Vale destacar que o anúncio oficial da retomada das atividades de academias e similares ainda não aconteceu. E a confirmação da data será revelada em breve.

O governo de Pernambuco e prefeitura do Recife estão avaliando a situação da pandemia do novo coronavírus, em número de casos e óbitos, para dar continuidade ao Plano de Convivência. É certo que a definição do protocolo, porém, é um passo importante para o setor. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref-PE), Lúcio Beltrão, a retomada das academias é fundamental nesse momento que a população enfrentam uma pandemia. A categoria destaca que é a única profissão de saúde que continua com restrições para trabalhar.

"A gente é a única profissão de saúde que ainda não pode atender de maneira individual. Porque o médico pode atender o paciente dele, o nutricionista, fisioterapeuta, o psicólogo e a gente não pode? A gente questionou também a questão dos parques. Porque pode ter o atendimento individual, mas não pode usar acessórios? Os profissionais estão reclamando isso também. A ideia é que pelo menos duas pessoas assistam à aula, por exemplo, o casa, ou mãe e filha", questionou Lúcio Beltrão.

Educação Física em Pernambuco

Pernambuco tem hoje 1.282 academias e 11.733 profissionais registrados no Cref-PE. São professores e personais trainers que atuam em academias, boxes de crossfit, clínicas, estúdios de pilates e similares. A presença de assessorias esportivas - para corrida e triatlo - também é forte no Estado.

Há os profissionais que ministram aulas de exercícios funcionais de forma individual ou em grupo. Vale lembrar que parques, praias e calçadões já foram liberados pelo governo de Pernambuco e pela prefeitura do Recife para a realização dessas atividades. É necessário seguir o protocolo de combate ao novo coronavírus, respeitando o distanciamento social e uso de máscara obrigatório.

Comentários

Últimas notícias