Full body é a tradução de "corpo todo". Como o próprio nome sugere, é uma modalidade de treino que visa trabalhar todos os principais grupos musculares do corpo em uma única sessão.
Essa abordagem oferece diversos benefícios, como praticidade, otimização do tempo e aumento do gasto calórico, sendo uma ótima opção para quem busca resultados eficientes e completos.
Como fazer o treino full body?
Um treino full body geralmente inclui exercícios compostos, que trabalham diversos grupos musculares ao mesmo tempo. Alguns exemplos clássicos incluem:
- Agachamento livre com barra: Trabalha pernas, glúteos, core e costas.
- Supino reto: Fortalece peito, ombros e tríceps.
- Puxada alta na frente: Desenvolve costas, bíceps e antebraços.
- Desenvolvimento: Fortalece ombros, tríceps e core.
- Afundo: Trabalha pernas, glúteos e core.
Como Montar Seu Treino Full Body:
Determine se busca hipertrofia, definição muscular ou emagrecimento e escolha exercícios compostos que trabalhem os principais grupos musculares. Se comprometa em realizá-los, de início, 2 vezes na semana.
Comece com cargas leves e aumente gradativamente. O número de repetições ideal varia de acordo com seu objetivo e com a orientação do seu educador físico. Inicialmente, são indicadas de 3 a 4 séries com 8 à 12 repetições.
Ao longo do tempo e com orientação profissional, você pode aumentar a carga, o número de repetições ou a frequência dos treinos.
Pode treinar todo dia?
Ao conhecerem este tipo de treino, muitas pessoas desejam praticá-lo todos os dias. Mas é importante ficar atento.
Em entrevista ao Portal SportLife, a personal trainer Aline Becker explica: “A ideia é não treinar full body todo dia porque treina o corpo inteiro. Então, um dos cuidados que nós temos é não se lesionar para dar descanso à musculatura. A ideia é que fazemos no máximo três vezes por semana um treino de full body muito bem feito”.
VEJA TAMBÉM:
Lembre-se! É sempre importante buscar ajuda profissional para montar seu treino de acordo com o objetivo esperado, bem como para ajustes de carga e execução, evitando lesões.