Muitas pessoas que buscam tonificar, fortalecer e melhorar a saúde do corpo ficam em dúvida se podem ou não fazer pilates e musculação juntos.
Os dois tipos de exercício físico ajudam a deixar o corpo bonito e saudável, mas possuem formas de fazer diferentes, além de benefícios diferentes que se complementam.
Antes de iniciar qualquer atividade física, é importante buscar profissionais capacitados para ajudar a alcançar os resultados desejados e a prevenir lesões.
Musculação
A musculação é um treinamento de força com pesos que utiliza variações de carga, tempo de contração e amplitude de movimento para trabalhar os músculos.
Esta treinamento ajuda na melhora no desempenho de atletas, favorece a hipertrofia muscular e emagrecimento.
Entre os benefícios da Musculação está a definição do corpo, redução da gordura corporal, aumento da concentração, melhora da saúde cardíaca, melhora da postura, queima de calorias, melhora da saúde mental, entre outros.
Pilates
O pilates trabalha o fortalecimento muscular e ganho de força, além de resistência e intensidade de movimento. É preciso ter concentração, respiração, precisão e controle na hora de fazer.
Os exercícios são feitos utilizando o próprio peso do corpo ou aparelhos e acessórios.
Entre os benefícios do Pilates estão a melhora da força muscular, mais flexibilidade, estabilidade postural, aumento da resistência abdominal, melhora do funcionamento do sistema respiratório, reestruturação do corpo, alívio de dores, melhora a circulação sanguínea, auxilia na redução do estresse e da ansiedade, entre outros.
Pilates e Musculação podem ser feitos juntos?
Na hora de montar seu treino da semana, a pessoa que faz musculação e pilates pode unir os exercícios, desde que em dias diferentes.
Lembre-se de avisar ao instrutor de Pilates e ao professor da academia que está realizando ambos exercícios para que possa ocorrer as adaptações necessárias e evitar sobrecarga dos grupos musculares.
A recomendação é não fazer aulas de Pilates e musculação no mesmo dia. A dica é alternar os dias em que se pratica cada modalidade.
*Fonte: blog Pilates