Kombucha é um chá fermentado produzido a partir de uma colônia de bactérias e leveduras probióticas chamada de SCOBY. A bebida pode trazer diversos benefícios para a saúde.
A bebida tem alta concentração de vitaminas C, K e vitaminas do complexo B, além de micro-organismos que auxiliam na flora intestinal.
O chá tem sabor agridoce, ácido e aromático e se popularizou entre as pessoas que desejam ter uma alimentação mais saudável.
Quais os benefícios do kombucha?
Rico em antioxidantes
O chá é rico em antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres, moléculas que podem danificar as células e causar envelhecimento.
Além disso, kombucha também tem alta concentração de vitamina C.
Ajuda na imunidade
A bebida é composta por ácido acético, substância produzida na fermentação do kombucha, que auxilia na eliminação de micro-organismos prejudiciais.
O kombucha feito com chá preto ou chá verde também tem ação antibacteriana e antifúngica, especialmente contra os fungos que podem causar candidíase.
Fonte de probióticos
Por ser uma rica fonte de probióticos, o kombucha ajuda a reforçar a saúde intestinal, auxiliando a saúde digestiva. Com isso, pode ocorrer alívio de sintomas como inchaço e constipação.
Saúde do fígado
O consumo do chá também pode ajudar a proteger contra danos no fígado.
Pode proteger contra o câncer
Segundo estudos, o kombucha ajudou a impedir o crescimento e a disseminação de células cancerígenas por conter polifenóis e antioxidantes.
Contraindicações do kombucha
- Grávidas, lactantes, crianças pequenas, idosos e pessoas com problemas no sistema imunológico
- Pessoas sensíveis à cafeína devem tomar com moderação
- Pessoas que estão tomando medicamentos prescritos devem consultar um médico antes de tomar
- Pessoas com problemas graves nos rins, pulmões e fígado.
- Pessoas com diabetes só podem consumir se houver orientação médica.
*Fonte: eCycle e portal Terra.
Veja também: