O que significa acordar às 3h da manhã? Ciência explica!

Muitas pessoas ficam confusas quando acordam em um horário específico na madrugada. Apesar das teorias, há uma explicação científica para isso

Publicado em 07/08/2024 às 16:19 | Atualizado em 07/08/2024 às 16:23

Muitas pessoas costumam acordar às 3h da manhã e ficam confusas sobre o motivo disso acontecer. Há diversas teorias em relação a acordar nesse horário, mas o motivo verdadeiro pode ser explicado pela ciência.

Se esses momentos em que você acorda são rápidos, durando apenas alguns segundos ou poucos minutos, é algo normal.

Porém, é preciso ficar atento se acordar na madrugada acontece com frequência.

Por que acordamos às 3h da manhã?

De acordo com os cientistas, o sono é composto por quatro estágios que duram entre 90 e 120 minutos. É normal acordar rapidamente durante a passagem desses estágios.

Se você costuma ir dormir sempre no mesmo horário, os ciclos terão uma duração parecida e pode te fazer acordar na mesma hora.

De acordo com a CNN Brasil, o neurologista Brandon Peters-Mathews explica que o ciclo inicia com um sono leve que depois passa para um sono mais profundo.

Na quarta fase do sono, chamada sono REM (movimento rápido dos olhos), a atividade cerebral aumenta a níveis quase equivalentes aos do estado de vigília.

Geralmente é depois desse estágio de vigília que as pessoas costumam acordar naturalmente e depois, quando voltam a dormir, o ciclo do sono se reinicia.

As pessoas têm mais chances de lembrar que acordaram na segunda metade da noite, quando os estágios são mais longos e o sono é mais leve.

Quando acordar durante a noite não é normal?

Acordar várias vezes durante a noite geralmente é normal e não prejudica a saúde, desde que você volte a dormir dentro de cinco a dez minutos.

Se você tem o costume de acordar várias vezes dentro de uma hora, isso pode afetar o ciclo do sono, impedindo o sono profundo, e indicar sinais de distúrbios do sono.

É importante buscar um especialistas nestes casos.

Veja mais: 3 chás para dormir profundamente

Tags

Autor