GD

O nome dela é saudade: um ano da morte do cantor Gabriel Diniz

Nesta quarta-feira (27), está completando um ano do acidente que vitimou o cantor Gabriel Diniz, em uma queda de avião no litoral de Sergipe
João Rêgo
Publicado em 27/05/2020 às 0:43
Tragédia que vitimou Gabriel Diniz teve sua investigação concluída Foto: Foto: Luiz Fabiano/ Divulgação


Em 27 de março de 2019, o Brasil acompanhava o fim abrupto de uma das mais ascendentes carreiras musicais do país. O avião que levava o cantor Gabriel Diniz e os pilotos Abraão Farias e Linaldo Xavier Rodrigues caiu na região sul do estado de Sergipe, vitimando todos que estavam a bordo.

O monomotor saiu de Salvador, na Bahia, com destino a Maceió, Alagoas, onde Gabriel iria se encontrar com a noiva Karoline Calheiros para comemorar o seu aniversário de 25 anos. No mês passado, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concluiu que o avião de matrícula PT-KLO, que transportava o cantor, não podia fazer o serviço de táxi-aéreo pois era registrado apenas para a categoria de "instrução".

Leia também: Pai de Gabriel Diniz anuncia live especial do cantor para combater o coronavírus

Leia também: O nome dele era Gabriel Diniz; confira nosso especial sobre o cantor

Numa tarde de segunda-feira, a confirmação da morte de GD, com 28 anos, pegou todos de surpresa. Meses atrás, a composição Jennifer, hit do cantor, disparava como a música mais tocada do Carnaval 2019 e liderava os números nas plataformas de streaming.

O artista também se apresentaria em Pernambucano – era a atração principal do São João da Capitá, marcado uma semana depois do acidente. Na época, o festival não o substituiu no line-up e prestou uma série de homenagens ao cantor.

Comoção dos artistas

Vários artistas seguiram o mesmo caminho, utilizando as redes sociais para lamentar o falecimento de GD. Entre eles, a cantora Marília Mendonça, que prestou as últimas homenagens a Gabriel Diniz por meio do Instagram. "Descanse em paz, amigo. Sua alegria vai fazer muita falta aqui", lamentou.

Ivete Sangalo interrompeu a comemoração do seu aniversário em respeito ao falecimento do cantor. Wesley Safadão, parceiro e amigo próximo de GD, além de um dos artistas mais abalados com a sua morte, cancelou uma série de shows previstos para datas próximas a tragédia.

Safadão era um dos mais emocionados durante o velório de Gabriel, que reuniu milhares de pessoas no Ginásio O Ronaldão, em João Pessoa, capital da Paraíba. "Eu agradeço a Deus por ter me permitido compartilhar momentos especiais da vida dele. Ter feito parte da sua história", exaltou durante o acontecimento.

O cantor alagoano Mano Walter foi outro a marcar presença no velório. Chorando muito, o artista lamentou, principalmente, por não conseguir concretizar um dueto com Gabriel. “Vou fazer de tudo para gravar a nossa música”, disse ele, arrancando aplausos do público. “Vamos segurar nossa peteca aqui. Vamos tocar forró e lembrar sempre de você”, prometeu.

Xand Avião, que passou mal após ver o corpo do companheiro, foi mais sucinto. “Tá ruim. Tá doendo. Mas sei que ele viveu a vida intensamente”, comentou. “Vai com Deus, Gabriel. Eu te amo!”.

Pai de Gabriel

“Era o dia”, resumiu Sicinato Francisco Diniz, pai de Gabriel Diniz, em entrevista durante velório do cantor.

“No dia que ele fechou o voo, eu pensei que ia acontecer. Não tive coragem de falar para ele, mas eu senti que poderia dar errado, não senti firmeza, não senti alegria e realmente aconteceu. [...] Fale para as pessoas que você ama enquanto elas estão vivas e eu disse para ele várias vezes”, continuou emocionado.

Nas redes sociais, Sicinato faz constantemente postagens rememorando o filho. Ele é uma das principais forças que mantém o legado de Gabriel Diniz vivo, levantando várias iniciativas; desde um museu a realização de uma live durante a quarentena para arrecadar fundos no combate ao coronavírus.

Namorada de Gabriel Diniz

Gabriel Diniz voava ao encontro da sua namorada Karoline Calheiros, para comemorar seu aniversário de 25 anos em uma surpresa.

Ao prestar as homenagens ao namorado, Karoline fez duas publicações. "Dia do meu aniversário, dia da partida do amor da minha vida. Que tragédia, meu Deus, tantos planos rompidos. Eu que já te agradeci tanto por ter achado tão cedo o amor, peguei-me lamentando por também perdê-lo tão cedo e no dia do meu aniversário", disse.

No entanto, Karoline declarou também que compreendia a dimensão da perda. "Você se foi, mas sei que está me protegendo. Por mais que me sentisse sem meu coração, nunca questionei nem perdi a fé. E hoje sei que, na verdade, tinha que ser no dia do meu aniversário para que você fosse meu eterno presente".

Karoline atualmente tem um canal do Youtube, onde relembra constantemente sua relação com Gabriel Diniz. Ela também participou ativamente da divulgação da live póstuma do cantor, para arrecadar fundos no combate ao coronavírus.

Paixão pelo futebol

Gabriel Diniz nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, mas foi na Paraíba onde cresceu e viveu sua adolescência. O clube de futebol que dedicava sua torcida era o paraibano Botafogo, que lamentou o seu falecimento através de nota.

"Foi ainda jovem, adolescente, que o cantor passou a admirar o Belo. Carinho pelo clube da capital paraibana que foi retribuído em fevereiro deste ano, quando em participação no pré-carnaval de João Pessoa autografou uma camisa do Belo personalizada para uma sócia Jenifer, nome do seu hit", publicou junto a uma foto do cantor com a camisa alvinegra.

Disputando a grande final da Copa do Nordeste de 2019, realizada semanas depois do acidente, a torcida do Belo, como é apelidado o time, dedicou uma grande homenagem a Gabriel. Também da Paraíba, o cantor Raniery Gomes puxou o coro da torcida que lotava o estádio Almeidão.

A multidão cantou efusivamente várias músicas de Gabriel Diniz. Entre elas, as mais conhecidas Quem chorava, hoje riParaquedas e Jennifer.

Relembre os sucessos de Gabriel Diniz

Hits, por sinal, não faltavam na carreira de Gabriel Diniz. Pelo menos, nos últimos três anos antes da sua morte, o cantor emplacava pelo menos uma música nos ouvidos dos brasileiros. O JC separou alguns deles:

'Jennifer'

Quem aqui nunca ouviu "O nome dela é Jenifer"? O hit embalou o Carnaval 2019 e conta com mais de 200 milhões de visualizações no Youtube oficial do cantor.

'Acabou, Acabou'

A parceria com o cantor Wesley Safadão deu certo e o single"Acabou, acabou" rendeu bons frutos para os artistas.

 

'Safadezinha'

Escrita por Isabella Resende, Renno Saraiva, Elvis Elan e Henrique Casttro, "Safadezinha" teve o clipe lançado em 1° de fevereiro de 2019.

 

'Amor de Copo'

"Amor de Copo" fez sucesso na voz de Gabriel Diniz em parceria com o cantor Cristiano Araújo, que morreu em junho de 2015.

 

'Sabe de nada inocente'

GD também fez sucesso com o hit "Sabe de nada inocente".

O adeus aos pilotos

Além do sepultamento de Gabriel Diniz, o dia após o acidente também marcou o adeus dos pilotos Abraão Farias e Linaldo Xavier Rodrigues. Eles eram integrantes da diretoria do Aeroclube de Alagoas e voavam com o cantor de Salvador para Maceió.

Os pilotos eram apaixonados pela aviação e costumavam fazer publicações pilotando aviões em suas páginas nas redes sociais. Ambos, que eram comandantes, tinham três anos de experiência na área.

A última postagem feita por Linaldo em seu perfil do Instagram reflete bem a amizade que ele tinha com Abraão e seu amor pela aviação. Acompanhado de uma legenda emocionante, veio a foto com o amigo.

"Deus me proporcionou a aviação, a aviação tem me proporcionado amizades, as amizades têm me proporcionado o que nunca poderei pagar, mas tentarei passar adiante."

TAGS
cultura música Gabriel Diniz
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory