Artista pernambucana Caetana lança videoclipe da canção 'Odoyá'

Filmado na praia do Pina, o clipe de 'Odoyá' passeia entre mar, festa e terreiro, e conta com a presença de Deize Tigrona
João Rêgo
Publicado em 20/10/2020 às 15:03
Caetana e Deize Tigrona no videoclipe Foto: Jonathan Lima/Divulgação


A artista pernambucana Caetana lança o videoclipe da sua nova música Odoyá nesta terça (20), às 18h15, no Youtube e suas redes sociais (@1caetana).

Filmado na praia do Pina, o clipe de Odoyá passeia entre mar, festa e terreiro. O próprio título da canção significa Mãe das Águas.

Leia também: Artista pernambucana Caetana lança música com Deize Tigrona

Leia também: Lançamento da 15ª edição da Outros Críticos terá show online de biarritzzz

“A música saúda não só a Yemanjá, mas aos mais velhos, a quem se deve respeito e zelo, por seu saber ancestral que se ensina nos terreiros de matriz africana, os quais se espalham pelo Recife e mantém de pé mesmo com a onda intolerante que tem perseguido os Ilês”, conta Caetana.

O clipe tem a presença da pioneira do funk carioca Deize Tigrona, que assume o papel de Yemanjá. O figurino usado pelas cantoras foi feita pela artista plástica pernambucana, Salamandra.

Caetana explica que a alegria da música foi inspirada naquelas que são feitas no terreiro para celebrar o orixá e sua importante existência como natureza. “O mote do clipe é o xirê, lugar em que se celebra com festa, une, e firma pedidos de proteção, evolução e auto cuidado pessoais”.

A produção está sendo realizada de forma totalmente independente por realizadores majoritariamente negros e periféricos.

Odoyá, já disponível nas plataformas digitais, e conta com a participação de Deize Tigrona e o sacerdote de Jurema e historiador Alexandre L’omi Lodo. A canção foi gravada em Olinda, no estúdio do Rosário, com L’omi Lodo assumindo a percussão e Deize e Caetana dividindo os vocais.

Caetana é uma mulher trans negra e periférica que é cantora, dançarina e compositora. Pernambucana, está fazendo residência artística no Rio de Janeiro, onde tem feito várias parcerias, dentre as quais a funkeira Deize Tigrona. 

 

TAGS
cultura música pernambuco
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory