Relação entre invenção e tradição é o tema da revista Outros Críticos #16

Esta é a segunda edição em 2020 do projeto editado por Carlos Gomes. Material está disponível para leitura e download gratuitos
Nathália Pereira
Publicado em 18/12/2020 às 21:55
Lançamento contou com show-oficina de Nilton Junior, cantor e compositor do Coco de Toré Pandeiro do Mestre Foto: JOSÉ DE HOLANDA/DIVULGAÇÃO


Como adiantado pelo editor Carlos Gomes, em entrevista concedida ao JC no último mês de outubro, a revista Outros Críticos ganhou mais uma edição em 2020, a sua 16ª. A nova empreitada já está disponível para leitura e download no site do projeto (outroscriticos.com) e teve o lançamento, na noite da quinta-feira (17), marcado por um show-oficina gratuito de Nilton Junior, cantor e compositor do Coco de Toré Pandeiro do Mestre.

Músico, cantor, compositor, arranjador, diretor musical, produtor musical e membro-fundador do Coco de Toré, Nilton Junior conduziu uma versão da oficina Coco de Toré - O mistério da dança circular anti-horária, adaptada para versão online, através do YouTube, especialmente pensada para o tema desta edição da Outros Críticos: “Tradição sem invenção não é rio”. Os instrumentistas Andella Santana (voz e maracas) e Rodrigo Félix (voz e bombo 18") fizeram o acompanhamento.

“Como o tema da revista fala da relação entre tradição e invenção, a gente viu que o Coco de Toré tem uma preocupação de jogar o toré para frente, com as oficinas e shows que eles realizam, fazendo com que essa tradição dialogue com outras linguagens e com outros artistas, tornando-a ainda mais viva”, detalha Carlos Gomes.

Leia também: Lançamento da 15ª edição da Outros Críticos terá show online de biarritzzz

Leia também: Carlos Gomes lança livro de trocas e entrevistas com onze artistas da música contemporânea nacional

Leia também: Site Mulheres que Tecem Pernambuco lança segunda edição com debates online

TRADIÇÃO E INVENÇÃO

A Outros Críticos #16 traz uma série de materiais construídos em consonância com o tema central, entre eles, o do jornalista GG Albuquerque, que entrevistou a “pastora missionária evangelista”, Ventura Profana, que questiona tradições coloniais utilizando para isso música e performance.

A edição contempla ainda novas contribuições dos colaboradores do interior de Pernambuco, selecionados por convocatória e já publicados na Outros Críticos #15. Abiniel João Nascimento (Carpina) escreveu ensaio crítico sobre o show-oficina do Coco de Toré Pandeiro do Mestre. Já Mayara Bezerra (Santa Cruz do Capibaribe) é autora do texto Aboio, Espinho e Gibão, desenvolvido a partir do Grupo Cultural Filhos da Terra, responsável pela Cavalgada das Mulheres, em Campina Grande, na Paraíba.

Colaboram ainda Clara Nogueira, com texto a respeito da arte do bordado em Passira; o músico e pesquisador Rodrigo Caçapa, em ensaio sobre o lugar da tradição e da inovação na música; a fotógrafa Priscilla Buhr, cujo ensaio fotográfico/textual parte da música A lente do Homem (Mateus Aleluia) e a artista goiana Sallisa Rosa, apresentando um trabalho que propõe ressignificar uma coleção de facas tradicionais de sua família.

Thays Albuquerque, Claudio Rabeca, BELLA, Beto Xambá e Thelmo Cristovam participam da sessão Polivox, a partir de uma provocação entre Carlos Gomes e Rodrigo Caçapa.

A diagramação da revista é de Fernanda Maia, construída em diálogo com as obras da artista visual Ianah Maia.

CONFIRA O SHOW-OFICINA COM NILTON JUNIOR:

TAGS
jornal do commercio cultura música
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory