Em meio à pandemia da covid-19, com a suspensão do Carnaval, a folia este ano adquire outras características. Por isso, o Paço do Frevo celebra seus sete anos, nesta terça-feira (9), com uma série de atividades presenciais e online. A comemoração é emaranhada com o próprio tema do museu localizado no Bairro do Recife, pois nove de fevereiro também marca o Dia do Frevo. Entre as ações promovidas pelo espaço cultural está a abertura de uma exposição e um show da SpokFrevo Orquestra transmitido virtualmente.
A mostra interativa Manifestações Culturais do Brasil — A Celebração Viva do Patrimônio Imaterial ocupa o museu com uma apresentação dos 48 bens registrados como patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan, que vai além dos objetos em si. São símbolos — como o bolinho de acarajé, grafismos dos Wajãpi e a viola de cocho — que envolvem práticas e afetos materializados de diferentes formas.
>> 'Saudade': Personalidades do Carnaval lamentam falta da festa em 2021
>> Com lives e programas especiais, TV Jornal garante folia segura em casa
>> Onde você estava brincando o Carnaval ano passado? Envie fotos da folia e saia nas páginas do JC
Entre os itens em exibição estão indumentárias de diversas manifestações culturais brasileiras, como o bumba meu boi e o maracatu. A curadoria é do mestre e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) Luciano Figueredo.
Ainda hoje, a partir das 16h30, a SpokFrevo Orquestra se apresenta no Paço, em live exibida pelo YouTube. A apresentação foi contemplada pela Lei Aldir Blanc. No mesmo horário, também na plataforma de streaming, será realizada a performance virtual intitulada Frevão, com direção artística de César Michiles e interpretada pela Orquestra Digital de Frevo, composta por músicos e passistas da comunidade do frevo e solistas convidados, como Toninho Ferragutti, Wanessa Dourado, Moema Macêdo e Alexandre Rodrigues.
De hoje até domingo (14), o Paço do Frevo irá ampliar seu horário de funcionamento: das 10h às 16h, até sexta-feira, e das 11h às 17h, sábado e domingo. O número de visitantes será limitado. Neste mês, o museu também começa a oferecer visitas virtuais com telemediação. O agendamento pode ser feito no site da instituição.
NOVO ESPAÇO
A Ramo Galeria abre as portas nesta sexta-feira (12), com a exposição Carnaval Sempre Tem. O novo espaço voltado para as artes visuais, localizado no Parnamirim, Zona Norte do Recife, reúne os acervos dos fotógrafos Américo Nunes, André Martins, Eduardo Cunha e Lucas Emanuel.
A mostra é composta por trabalhos de fotografia produzidos, ao longo dos últimos 12 anos, no período carnavalesco. O espaço está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e fica localizado no Shopping Parnamirim (Rua João Tude Melo, 77, sala 128, 1º andar).