Televisão

Índia pernambucana estará no especial 'Falas da Terra', da Globo

Programa dará voz aos indígenas no Dia do Índio, nesta segunda-feira (19)

Cadastrado por

Robson Gomes

Publicado em 16/04/2021 às 21:00 | Atualizado em 19/04/2021 às 9:34
Mestra em antropologia, a pernambucana Elisa Pankararu será uma das personagens do especial 'Falas da Terra' - JOÃO COTTA/TV GLOBO

Após Falas Negras e Falas Femininas, a TV Globo exibe nesta segunda-feira (19), no Dia do Índio, logo após o BBB 21, o especial Falas da Terra. A atração pretende lançar luz à pluralidade e à luta dos indígenas pelo direito de existirem e serem ouvidos, fazendo um resgate histórico de valorização de suas culturas.

>> Atriz fala sobre viver Mirtes, mãe de Miguel, na Globo: 'Doloroso, mas necessário'

>> Multishow e TV Globo exibem a docussérie 'Sandy e Junior: A História'

>> Mú Carvalho lança coletânea especial de trilhas sonoras da Globo

Através de depoimentos em primeira pessoa, o especial vai revelar histórias de vida e de luta do povo que deu origem ao Brasil, das conquistas fora da floresta e ainda as várias maneiras de ser indígena. O programa mostra ainda a riqueza cultural dos mais de 300 povos existentes no país, que falam aproximadamente 200 línguas diferentes.

Dia do Índio: Caciques e pajés mulheres lideram povos indígenas em Pernambuco

Ao todo, serão 21 depoimentos que trarão informações sobre preservação da cultura, língua e costumes dos diversos povos; proteção do meio ambiente e da vida; respeito à diversidade; histórias de resistência e ativismo; demarcação de terras; invasão de territórios demarcados; preservação das florestas; importância da literatura para ajudar na conscientização; entre muitos outros temas.

Entre os depoimentos do especial, estará o da pernambucana Elisa Pankararu. Oriunda da tribo que tem no seu sobrenome, ela é mestre em antropologia e uma das grandes representantes da causa feminina indígena, que além de lutar pelos direitos dessas mulheres, também busca o reconhecimento dos indígenas urbanos.

FORMATO

Além do conteúdo que vai ao ar, com os depoimentos dos personagens convidados, os bastidores da produção e todo o processo de criação de Falas da Terra teve a participação de profissionais indígenas: Ailton Krenak, líder do Movimento Socioambiental de Defesa dos Direitos Indígenas, como consultor do programa; Ziel Karapató, artista e ativista; Graciela Guarani, cineasta; Olinda Tupinambá, jornalista e documentarista; e Alberto Alvarez, cineasta e realizador.

O objetivo do especial é destacar não só quem vive afastado, perto da natureza, mas também de quem vive em grandes centros urbanos, sem deixar para trás suas crenças, costumes e tradições.

VEJA A CHAMADA:

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS