Religião

Salve São Jorge: no dia do santo guerreiro, veja história, oração original e frases

Atualmente, São Jorge é um dos santos mais venerados da Igreja Católica, mas também é celebrado por religiões de matrizes africanas

Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 23/04/2021 às 8:02 | Atualizado em 23/04/2021 às 8:36
Imagem de São Jorge na igreja que leva o nome do santo, no Rio de Janeiro - Cristina Índio/Agência Brasil

O Dia de São Jorge é comemorado em 23 de abril em vários países do mundo. O santo guerreiro, como é conhecido, é padroeiro da Inglaterra e da Etiópia. A data também é celebrada ainda na Espanha, em Portugal, na Rússia, na Bulgária, Canadá, entre outros. No Brasil, o Dia de São Jorge é feriado estadual no Rio de Janeiro. Este ano, porém, devido à pandemia da covid-19, a folga foi antecipada.

De acordo com a tradição cristã, Jorge nasceu na Capadócia, onde hoje é a Turquia, e posteriormente se alistou no exército do Império Romano. Então soldado, Jorge teria recebido uma ordem do imperador romano à época, Diocleciano, para perseguir e matar cristãos. Como se negou a obedecê-lo, Jorge foi decapitado em meados de 23 de abril de 303 d.C, sem nunca perder a fé, por isso foi considerado um mártir.

Dia Nacional da Mandioca: história e receitas para celebrar o alimento

Por que no dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio? Entenda

Atualmente, São Jorge é um dos santos mais venerados da Igreja Católica, mas também é celebrado por religiões de matrizes africanas, como a Umbanda e o candomblé. Entretanto, na forma do orixá Ogum.

A imagem de São Jorge é geralmente representada com o santo guerreiro matando um dragão para resgatar uma mulher. De acordo com a lenda, o dragão aterrorizava uma cidade na Líbia e exigia sacrifícios de mulheres virgens. Ao chegar na cidade e saber que a filha do rei seria sacrificada, Jorge enfrentou e matou o dragão. O dragão é considerado a representação do mal; já a mulher, a santa Igreja de Deus.

Aos pés de estátua de Frei Damião, árvore "chora" e atrai fiéis em São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco

Disney+ e Netflix lançam séries especiais para celebrar o Dia da Terra

Oração de São Jorge

"Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro, invencível na fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e a confiança, abri meus caminhos. Eu andarei vestido e armado com vossas armas para que meus inimigos, tendo pés, não me alcancem; tendo mãos, não me peguem; tendo olhos, não me enxerguem nem pensamentos possam ter para me fazerem mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, flechas e lanças se quebrarão sem a meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estendei vosso escudo e vossas poderosas armas, defendendo-me com vossa força e grandeza. Ajudai-me a superar todo desânimo e a alcançar a graça que Vos peço (faça o pedido).

Dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade.

(Rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria e fazer o sinal da cruz)"

Mensagens e frases para o Dia de São Jorge

*Frases do site Belas Mensagens

"A Bíblia não é escudo, é manual pra libertação. Siga o exemplo de São Jorge, espada no dragão - Facção Central"

"Cavaleiro São Jorge, símbolo de santidade e coragem, que derrotou o dragão com sua lança e com sua fé, a você eu ofereço minha oração"

"Que sua mensagem de paz, meu São Jorge Ogum, seja como o vento e se espalhe por todo mundo".

"Acalme seu coração ansioso, São Jorge está te protegendo de todo mal".

"Salve e obrigada a São Jorge guerreiro e falanges guerreiras de defesa e total invencibilidade elevada! Dê-nos proteção e sinais verdadeiros".

"Salve, São Jorge! Não existem obstáculos em meu caminho que sua espada não possa derrubar".

"Ele trazia um escudo no braço e uma lança na mão, São Jorge venceu a guerra matando o dragão".

"São Jorge sempre me protege. Nem mesmo em pensamento podem me fazer mal algum".

"Os dragões do meu caminho mando todos para São Jorge, que sempre me protege!"

"Meu querido São Jorge, livra-me dos caminhos traiçoeiros, livra-me dos meus inimigos, livra-me dos pensamentos negativos".

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS