Chico César vive um excelente momento da carreira. O paraibano, um dos grandes nomes da música brasileira a despontar nos anos 1990, viu uma nova geração entrar em contato com sua obra, através da internet e da visibilidade dada por sua conterrânea, Juliette Freire, campeã do Big Brother Brasil em 2021. Dando continuidade ao processo de digitalização de sua obra, nesta sexta (11), ele disponibiliza registros originalmente lançados apenas nos formatos físicos de CD e DVD.
Os trabalhos estreiam no canal da Biscoito Fino no YouTube, onde será possível assistir na íntegra aos shows Cantos e Encontros De Uns Tempos Pra Cá e Aos Vivos Agora. O primeiro foi gravado no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, em 2006; conta com as participações de Elba Ramalho e Vange Milliet e estreia no sábado, 12 de junho.
- Chico César mais Mutantes e menos Vandré
- Após denúncia de censura no Carnaval, Chico César lança manifesto pró-Chico Science
- Chico César divulga música escrita por Braulio Bessa em homenagem às vítimas da Covid-19
- Chico César pede respeito a fã que sugeriu músicas sem 'cunho político'
- Ortinho lança o EP 'Caruarus', com participações de Zeca Baleiro e Chico César
Já o show Aos Vivos Agora refaz o repertório do álbum de estreia do artista de Catolé do Rocha em registros de voz e violão, gravados nas apresentações que aconteceram no Teatro FECAP (SP), em 2011. O convidado de Chico foi o cantor e compositor Dani Black e estreia no domingo (13).
Mas, para quem quiser simplesmente ouvir as músicas, as novidades já estão disponíveis nos serviços de streamings. O lançamento digital inclui ainda surpresas para os fãs, com a inclusão de faixas que ainda não estavam disponíveis nestas plataformas: Desejo e necessidades, Outono Aqui (Autumn Leaves/Les Feuilles Mortes), Utopia, Dúvida Cruel, Onde estará o meu amor e Teshoku.
CARREIRA CELEBRADA
Dono de uma discografia celebrada e compositor de músicas de sucesso entoadas na sua voz e de outros intérpretes, como Daniela Mercury, Chico César é um dos nomes mais queridos do cenário artístico nacional. Frequente parceiro de artistas como Zeca Baleiro, também costuma apoiar novos talentos, como a potiguar Juliana Linhares.
Após sua canção Deus Me Proteja de Mim, lançada originalmente no álbum Francisco, forró y frevo, de 2008, viralizar por conta de Juliette, Chico César viu o interesse por sua obra ganhar novos públicos, em especial pessoas mais jovens. Após a vencedora do BBB21 cantar várias vezes a faixa durante sua participação no programa, a canção chegou a figurar entre as mais ouvidas do Spotify e hoje acumula mais de 9,7 milhões de execuções na plataforma.
Chico já expressou sua admiração por Juliette e rumores dão conta de que ele pode ser autor da música de estreia da paraibana como cantora.
"Eu achei incrível ouvir essa música cantada por uma paraibana de voz tão bonita, de presença tão brilhante, e que sabe se colocar sem ofender as pessoas. A canção é um pouco sobre isso, né? Fiquei muito feliz mesmo", disse ele ao Gshow. "Para chegar a uma plataforma de streaming, ela precisa chegar antes no coração das pessoas. E continua chegando, é incrível, porque várias pessoas gostavam da música, mas não se compara ao 'tantão' de gente que escuta agora. Isso me deixa muito feliz".