A TV Globo começa a divulgar Pantanal, novela que fez um grande sucesso na Rede Manchete, em 1990, e que volta à televisão em um remake para o horário nobre da emissora carioca, após adiamentos na produção por causa das queimadas e da pandemia. Escrita por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, autor da história original, a trama vai substituir Um Lugar ao Sol em 14 de março de 2022.
No primeiro comunicado enviado à imprensa, a Globo revela no elenco da novela Alanis Guillen, a nova Juma Marruá, Juliana Paes, Dira Paes, Marcos Palmeira, José Loreto e os atores pernambucanos Irandhir Santos, Jesuita Barbosa e Renato Góes.
Segundo o diretor artístico Rogério Gomes, as transformações tecnológicas, claro, vão adaptar a narrativa de Pantanal aos novos tempos. "Hoje em dia, temos a tecnologia a nosso favor. Na época, Jayme Monjardim fez muito bem a novela, foi ousado, fez um desenho de produção diferente, mesmo com toda dificuldade. Hoje, as câmeras são menores, temos drones, câmeras para dentro d'água, a qualidade de captação é outra, é tudo muito mais moderno do que antes", lista o diretor.
Quanto à trama, no entanto, Luperi diz que vai manter a essência deixada por Ruy Barbosa. "O Pantanal resgata heróis. É uma característica muito forte da obra do meu avô, que tem um caráter épico e fala sobre valores com esses personagens fortes e inspiradores. O Zé Leôncio é um personagem que te inspira, que te faz acreditar que o mundo pode ser melhor, que existem pessoas que são corretas, dignas. Ainda assim, ele comete seus erros", reflete.
"A novela também tem esse caráter humano, que é o que mais me move, porque gera empatia. Ninguém é perfeito. A possibilidade de se apaixonar e odiar o protagonista e o antagonista é real."
Nova Juma
Uma das grandes expectativas em torno do remake de Pantanal ronda a escolha da atriz que aparecerá como Juma, personagem que revelou Cristiana Oliveira e a alçou ao sucesso. A aposta da vez é em Alanis Guillen, que será filha de Juliana Paes, no papel de Maria Marruá.