INSPIRAÇÃO

Da periferia do Recife à vitória no Miss Alemanha: a trajetória de Domitila Barros

"Espero servir como instrumento de inspiração e de visibilidade para que a favela vença cada vez mais", diz a modelo, influenciadora e empreendedora, que milita pela moda sustentável

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 22/02/2022 às 17:38 | Atualizado em 24/02/2022 às 14:14
CONQUISTA Natural da Linha do Tiro, recifense Domitila Barros venceu o Miss Alemanha 2022 - TOBIAS DICK/DIVULGAÇÃO

Nos diversos logradouros, morros e vielas do Brasil germinam talentos prestes a eclodir. Quando a transformação social é realmente estimulada, o céu pode ser o limite. Nascida no Morro da Conceição e criada entre Linha do Tiro e Água Fria, bairros do coração da periferia da Zona Norte do Recife, Domitila Barros aproveitou todas as oportunidades que passaram no seu caminho. No último domingo (20), se tornou a primeiro imigrante a vencer o Miss Alemanha, que há dois anos deixou de ser um concurso de beleza para prezar pelo empoderamento e pela responsabilidade social das candidatas.

A modelo, atriz e empreendedora, que milita pela moda com sustentabilidade, também se tornou a primeira mulher negra e latino-americana a receber o título.

Um fato formidável a considerar não apenas ao passado obscuro desse país, mas também um atual momento em que a supremacia racial e um nacionalismo exacerbado voltam a ser bases de articulação política na Europa.

Os moradores da Linha do Tiro ficaram orgulhos após Domitila Barros vencer o concurso

Vivendo na Alemanha desde 2006, a pernambucana passou por três fases no concurso, que recebeu 12 mil inscrições, número que diminuiu para 160 e 22 candidatas ao longo do processo. 

"É um momento de realização, fé e muita gratidão. Eu ainda estou começando a entender o que está acontecendo. Sou a primeira imigrante a vencer esse título. Acredito que isso deixa um legado, mostrando que temos sim muitos talentos. Se tivermos oportunidade, temos a chance de desenvolvê-los perfeitamente", diz Domitila, em entrevista ao SJCC.

CONQUISTA Natural da Linha do Tiro, recifense Domitila Barros venceu o Miss Alemanha 2022 - TOBIAS DICK/DIVULGAÇÃO
IMIGRANTE Mestre em políticas sociais e ativista ambiental, recifense vive em Berlim desde 2006 - TOBIAS DICK/DIVULGAÇÃO
CONQUISTA Natural da Linha do Tiro, recifense Domitila Barros venceu o Miss Alemanha 2022 - TOBIAS DICK/DIVULGAÇÃO
CONQUISTA Natural da Linha do Tiro, recifense Domitila Barros venceu o Miss Alemanha 2022 - TOBIAS DICK/DIVULGAÇÃO

"A responsabilidade que vem com isso é muito grande. A favela venceu. Graças a Deus estou viva para poder dizer isso. A favela venceu e vai vencer muito mais. Espero servir como instrumento de inspiração e de visibilidade para que isso ocorra cada vez mais."

ZONA NORTE DO RECIFE

Os pais de Domitila nasceram na periferia da Zona Norte, região da cidade que foi ocupada em parte dela demolição em massa de mocambos no começo do século 20. É uma área diretamente ligada à ancestralidade e resistência negra na capital. Engajados socialmente, eles fundaram a ONG CAMM - Centro de Atendimento à Meninas e Meninos.

A pequena Domitila cresceu nessa ONG, quando começou o seu trabalho com transformação social. Em 2000, para comemorar o início do milênio, a Unesco buscou jovens que estavam impactando suas comunidades com projetos sociais. A "recifense da Linha do Tiro" foi uma das escolhidas, discursando num evento realizado na Walt Disney, no estado da Flórida.

"Eu falei da nossa realidade na comunidade, das nossas atividades e brincadeiras. Foi ali que entendi que aquele projeto não era só uma brincadeira doida, mas sim algo que poderia ter um impacto global", conta a brasileira, que aos 17 anos cursou Serviço Social e, em seguida, foi cursar políticas sociais com uma bolsa na Universidade de Berlim.

"O mais interessante é que desde que recebi o prêmio da Unesco, passando pelo mestrado ou pela Miss Alemanha, eu nunca parei de falar da favela. Eu nunca parei de me engajar socialmente, fosse no tema da responsabilidade social ou da sustentabilidade. É algo que você planta hoje para colher depois, não é de hoje para amanhã", reflete.

CONQUISTA Natural da Linha do Tiro, recifense Domitila Barros venceu o Miss Alemanha 2022 - DIVULGAÇÃO
LAR Na Linha do Tiro, Domitila Barros mantém a ONG CAMM - LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

De fato, o título de Miss veio como consequência de trabalhos notórios. Domitila é a criadora da She From the Jungle, uma grife com pegada de moda alternativa que usa mão de obra de mães solteiras que confeccionam biquínis e roupas de crochê. A marca participou da Semana de Moda de Berlim e fez a recifense aparecer na lista de mulheres influentes no trabalho de impacto social da revista estadunidense "Formidable Woman Magazine", em 2020.

CAMPANHA GLOBAL

Também em 2020, a recifense passou a encabeçar uma campanha global da Symrise Cosmetics Ingredients, empresa alemã que desenvolve produtos usados por marcas de beleza, inclusive brasileiras, com enfoque em responsabilidade ambiental e sustentabilidade.

Em 2021, foi destacada pelo seu ativismo ambiental pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha ao lado de mulheres como a médica alemã de origem turca Özlem Türeci, cofundadora da BioNTech, uma das responsáveis por desenvolver a vacina Pfizer/BioNTech.

"Se eu tivesse desistido com 15, 20 o 30 anos, eu não estaria aqui hoje. Se você tem um sonho, se você acredita em si mesmo e na sua família… Acredite. Não desiste e espera”, aconselha a modelo. “Não existe esse negócio de sucesso da noite para o dia. Demora, mas quando a gente demonstra o que queremos, o tempo de Deus é perfeito."

Recifenses que conviveram com Domitila Barros na Linha do Tiro infância, inclusive na própria ONG CAMM, receberam a novidade com orgulho. Cristiane da Conceição começou a frequentar a ONG aos quatro anos e hoje é educadora social do espaço.

"Eu e Domitila temos a mesma idade, fomos criadas juntos. Para mim é um orgulho ver onde está, pois ela veio da favela. Sempre estava conosco fazendo brincadeiras, em tudo participava. Ela merece, pois é uma pessoa muito esforçada", diz Cristiane.

Felipe Nascimento, inspetor de sinistros e amigo de infância, reforça que a vitória da conterrânea é muito importante para a comunidade.

"Ela tem toda uma história envolvida com um projeto social daqui. Para a gente, é bom ver uma pessoa que batalhou e nos representou fora. E não só a comunidade, mas o Brasil. É um grande exemplo para as crianças que podem se espelhar nela futuramente."

Domitila Barros conversou com o JC sobre as quartas de final do concurso de Miss Alemanha 2022

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS