ANÁLISE

'Envolver': Com ajuda do TikTok, Anitta finalmente emplaca seu hit solo e orgânico

Em momento crucial, reggaeton marca a melhor posição da cantora no ranking internacional do Spotify e reforça que música precisa cair no gosto das pessoas de forma natural

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 18/03/2022 às 19:55 | Atualizado em 21/03/2022 às 14:17
A música de Anitta conta com uma dança sensual que viralizou nas redes sociais. - DIVULGAÇÃO

Após inúmeras tentativas para ganhar destaque nas paradas internacionais, Anitta parece finalmente estar vivenciando o seu primeiro hit solo global. "Envolver", lançada ainda em novembro de 2021, vem apresentando um crescimento expressivo no ranking mundial do Spotify, chegando à 17ª posição, muito por conta da ajuda de uma ferramenta que já é indispensável na música pop: o TikTok.

No "challenge", os usuários fazem uma coreografia marcada por um rebolado no chão. A divulgação dos passos foram reforçados num clipe sensual, dirigido pela própria Anitta. O curioso é que a tendência tem crescido organicamente no exterior com vídeos que vão desde alunos de uma escola colombiana até uma vendedora de roupa íntima do México.

"Envolver" parecia ser um desses singles esporádicos para pulverizar seu nome em playlists, mas a canção está conseguindo ser um trunfo por alguns motivos: Anitta já não é mais uma anônima na América Latina e a faixa é um reggaeton bastante comum, mas que cumpre o seu papel em ser chiclete. A cereja do bolo, é claro, foi a dança no TikTok.

O curioso é que "Envolver" tirou os holofotes da sua mais recente aposta, "Boys Don't Cry", um single voltado para o mercado dos EUA ao misturar tendências como o rock teen de Olivia Rodrigo e o pop nostálgico de The Weeknd. É um tipo de música que, apesar da boa produção, carece de uma certa autenticidade por parte de Anitta.

Eis que "Envolver" parece ter conseguido despertar essa organicidade que todo hit mundial necessita. Mesmo que tudo seja milimetricamente pensado, como a própria cantora gosta de fazer parecer quase sempre, a música precisa, antes de tudo, cair no gosto das pessoas naturalmente. Da mesma forma como "Show das Poderosas" caiu, naquele longínquo ano de 2013.

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