A atriz Renata Carvalho, responsável pelo monólogo "Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", voltará a Pernambuco entre 30 e 1º de maio para apresentar o espetáculo "Manifesto Transpofágico" na programação do Trema! Festival, realizado de 24 de abril a 1º de maio. As sessões ocorrem no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, Zona Sul do Recife.
Confira a programação completa no Trema!: São 27 espetáculos nacionais e internacionais
O espetáculo "Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" foi apresentado no Trema!, em junho de 2018. No final do mesmo mês, foi centro de uma polêmica ao também integrar a programação do Festival de Inverno de Garanhuns.
O monólogo propôs uma reflexão sobre a tolerância e o respeito às diferenças a partir da seguinte questão: "E se Jesus voltasse à terra como uma travesti?". Na época, acabou sendo cancelada da programação do FIG por pressão de grupos religiosos.
A decisão foi apontada como censura pela classe artística. A própria Renata chegou a se manifestar, afirmando que o cancelamento ocorreu pela "criminalização da imagem da travesti na sociedade".
A controvérsia rendeu vários desdobramentos, com destaque para manifestações de protesto durante os shows de Daniela Mercury e Johnny Hooker. Esse último, por dizer "dizer que Jesus também é travesti" durante o show, incendiou ainda mais o debate.
No final de 2018, "Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" voltou a aparecer na programação do 25º Janeiro de Grandes Espetáculos, voltando também ao centro do debate da política pernambucana com críticas da bancada evangélica. Novamente, pela pressão, veio o cancelamento.
Novo espetáculo
Agora, Renata Carvalho volta a Pernambuco com o "Manifesto Transpofágico", que será encenado no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. A atriz "se veste" com seu próprio corpo para narrar a historicidade da sua corporeidade, se alimentando da sua "transcestralidade".
"O Corpo Travesti como um experimento, uma cobaia. Um manifesto de um Corpo Travesti", diz a sinopse do espetáculo, com direção de Luiz Fernando Marques (Lubi) e dramaturgia da própria Renata. As entradas custam R$ 20 e R$ 10 (meia).