Chitãozinho & Xororó, uma das maiores duplas sertanejas da música brasileira, estão completando 50 anos de carreira. Os irmãos venderam mais de 37 milhões de álbuns, ganharam cinco prêmios Grammy Latino e emplacaram diversos clássicos do sertanejo.
Na TV Globo, o especial "Chitãozinho & Xororó – 50 anos de História", com direção de Pedro Bial, vai ao ar no dia 1º de junho, após a novela "Pantanal".
Como surgiu o nome "Chitãozinho e Xororó"?
O nome da dupla é baseado numa canção de mesmo nome lançada em 1939 pelos compositores Serrinha e Athos Campos. Na música, os cantores dizem que só se alegram quando cantam o inhambuxitã (espécie de ave Crypturellus parvirostris) e o xororó (espécie Crypturellus tataupa)
Eles começaram a carreira em 1970, gravando seis discos naquela década. Em 1981, lançaram o disco de sucesso "Amante Amanda", que vendeu mais de 400 mil cópias.
Chitãozinho é o nome artístico de José Lima Sobrinho, 68, nascido no Astorga, no interior do Paraná. É pai de quatro filhos - Aline e Allison, do seu primeiro casamento com Adenair Lima, e Enrico, do seu segundo casamento com Márcia Alves.
Já Xororó é o nome artístico de Durval de Lima, 64, irmão mais novo de Chitãozinho. Ele é casado com Noely Pereira Lima desde 1981. O casal mora em um condomínio na região de Campinas (SP) e são pais dos cantores Sandy e Junior Lima, e sogros do músico gaúcho Lucas Lima, integrante da banda gaúcha Família Lima.
Para além de diversos sucessos, Chitãozinho & Xororó são tidos como responsáveis por abrir espaço para a música sertaneja nas rádios e na televisão na década de 1980.