Suspenso este ano em razão do desastre das chuvas na cidade, o São João do Recife deve voltar a ser realizado na data normal? Após reunião entre vereadores, representantes do ciclo junino e o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, o vereador Ivan Moraes (PSOL) afirmou nas redes sociais que a festa poderá acontecer ainda neste primeiro semestre.
"A festa poderá acontecer ainda no primeiro semestre. A cadeia produtiva da cultura será contemplada com os recursos anteriormente orçados. O anúncio das novas datas será feito até segunda", diz publicação do vereador.
Resposta da Secretaria de Cultura do Recife
Em nota, a Secretaria de Cultura da cidade informou que "está redesenhando o formato previsto e o cronograma, se asseguradas as condições, mantendo como foco prioritário, no momento, o atendimento à população atingida pelos efeitos das chuvas."
"A realização do São João 2022, com apresentações musicais e concursos de quadrilhas juninas, terá calendário alternativo, que vem sendo discutido pela equipe da gestão municipal da cultura e representações do ciclo junino. As primeiras informações pactuadas devem ser divulgadas nos próximos dias e já foi garantida a sequência ao pagamento das subvenções às quadrilhas, que já havia sido iniciado", diz trecho da nota.
Segundo a pasta, nesta quinta (2) haverá a publicação, no Diário Oficial, do resultado dos recursos do edital para credenciamento de atrações artísticas para o São João.
Leia a íntegra da nota:
A Secretaria de Cultura do Recife esteve reunida, hoje, com representantes do ciclo junino (artistas, quadrilhas e produtores) e da Câmara Municipal. Na ocasião, foi reafirmado o compromisso e atenção com o segmento, confirmando que a suspensão das festividades frente à maior tragédia climática dos últimos 50 anos refere-se ao período tradicional do ciclo, que já se iniciaria nos próximos dias. A Prefeitura do Recife está redesenhando o formato previsto e o cronograma, se asseguradas as condições, mantendo como foco prioritário, no momento, o atendimento à população atingida pelos efeitos das chuvas.
Portanto, a realização do São João 2022, com apresentações musicais e concursos de quadrilhas juninas, terá calendário alternativo, que vem sendo discutido pela equipe da gestão municipal da cultura e representações do ciclo junino. As primeiras informações pactuadas devem ser divulgadas nos próximos dias e já foi garantida a sequência ao pagamento das subvenções às quadrilhas, que já havia sido iniciado. Amanhã haverá a publicação, no Diário Oficial, do resultado dos recursos do edital para credenciamento de atrações artísticas para o São João.
Ainda que o formato não seja o padrão dos festejos juninos, pelo período e a necessidade de observar a situação nos bairros mais atingidos pela tragédia das chuvas, o que terá implicação no calendário a cumprir, a cadeia produtiva do ciclo estará contemplada, conforme previsto no planejamento original.