O cantor pernambucano João Gomes grava o DVD "Acredite" no Marco Zero do Recife nesta quarta-feira (17), a partir das 17h. O evento vai quebrar uma pausa de 12 anos sem eventos exclusivos para gravação de DVD neste local.
Ocorre que a gestão do PSB, iniciada em 2013, deixou o Marco Zero reservado para eventos específicos: Carnaval do Recife, Paixão de Cristo do Recife, Boi Voador e Baile do Menino Deus.
Antes, a praça recebeu diversas gravações desse tipo - após ser inaugurada no ano 2000, como celebração dos 500 anos da descoberta do Brasil.
Alceu Valença no Marco Zero
Um evento bastante lembrado foi a gravação de Alceu Valença, em 2006. O cantor é ícone do palco do Carnaval do Recife. A apresentação foi divulgada em chamadas na televisão local. "Vista sua fantasia e venha gravar o DVD comigo", dizia o cantor.
Com participações de Silvério Pessoa, Daúde, Zeca Baleiro e Paula Lima, o show foi registrado no DVD "Alceu Valeça - Marco Zero (Ao Vivo)", que saiu pela Indie Records. Relembre:
Ela Ramalho no Marco Zero
Em 2009, outro nome bastante ligada à praça no Carnaval também gravou DVD por lá. Elba Ramalhou lançou o DVD "Marco Zero" em 2010, com participações especiais de Cristina Amaral, Flávio José, Maestro Spok, Lenine Cezzinha Thomaz, Alcione, Choc César, Zé Ramalho e André Rio.
Lançado pela Biscoito Fino, o repertório de Elba contou com diversos sucessos populares no Carnaval do Recife e no período junino. Relembre:
Nação Zumbi no Marco Zero
A Nação Zumbi gravou um DVD na Praça do Marco Zero em 2009, com participações de Arnaldo Antunes, Paralamas do Sucesso, Siba e Fred 04, do Mundo Livre S/A. O evento ocorreu durante a Feira Música Brasil 2009.
Na época, o álbum "Da Lama ao Caos" havia completado 15 anos. O DVD só foi lançado em 2012. O vídeo abre com uma tomada mostrando trechos da avenida Boa Viagem (de um helicóptero), e logo vai aproximando-se do local do show.
Sorriso Maroto no Marco Zero
Em 2010, a banda de pagode Sorriso Maroto comemoro 10 anos de carreira com um show no Marco Zero.
Bruno Cardoso (voz), Cris Oliveira (percussão e vocal), Sérgio Junior (violão e vocal), Vinícius Augusto (teclado e vocal) e Fred (percussão) tocaram os maiores sucessos da trajetória.
O cenário do show contou com com telas de LED de alta definição no fundo do palco, laterais e rampas de acesso ao público com padrões internacionais.
O Rappa no Marco Zero
Em 2016, já na gestão do PSB, a banda O Rappa também gravou um DVD no Marco Zero. Contudo, o grupo aproveitou uma apresentação dentro da programação do Carnaval do Recife, sem realizar um evento separado, como ocorria antes e agora ocorrerá com João Gomes.
O DVD Marco Zero foi lançado em 2017 e conta 20 faixa, inclusive uma Intro que abre o roteiro do show. O cantor e compositor pernambucano Lula Queiroga participa da música "Boa noite, Xangô".
Vale lembrar que um ano antes, em 2017, a banda lançou outro projeto gravado no Recife: o DVD Acústico Oficina Francisco Brennand.
João Gomes no Marco Zero
João Gomes terá a primeira gravação de DVD exclusiva no Marco Zero desde o Sorriso Maroto. A mudança de visão da gestão do PSB foi estimulada pelo Recentro, secretaria criada no final de 2021 com o objetivo de restaurar a economia do Centro do Recife.
O show é uma realização da Tajapós Produções e Top Eventos, empresas que gerenciam a carreira de João Gomes, com apoio da Prefeitura do Recife, que participará na disponibilização de equipes de segurança, bombeiros, saúde e também com mudanças no trânsito.
Eventos que ficaram de fora do Marco Zero
Em 2019, a cantora Marília Mendonça, no auge da carreira, veio até a capital para gravar o projeto "Todos os Cantos", que tinha registros em diferentes pontos turísticos icônicos de capitais brasileiras. O show foi feito no Boulevart Rio Branco, um espaço bem menor, o que causou estranheza na época.
Ainda em 2019, logo após o carnaval, a Prefeitura cedeu o palco do Cais da Alfândega (o mesmo do Rec-Beat) para que fosse realizado o festival "Capital do Brega", com vários artistas bastante populares e ampla divulgação na TV local. O evento não apenas superlotou a área em pouco tempo, como também as pontes próximas.
Em 2014, o FIFA Fan Fest, da Copa do Mundo, também foi realizado no Cais da Alfândega. Na época, muitos compartilhavam da opinião que a estrutura poderia estar no Marco Zero, que, para além do espaço, também seria mais atrativo para turistas.