DVD DE JOÃO GOMES

João Gomes: Relembre outros grandes DVDs gravados no Marco Zero do Recife

Gravação do DVD "Acredite", de João Gomes, vai quebrar um hiato de 12 anos sem gravações exclusivas nesse cartão postal do Recife; veja shows anteriores

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 16/08/2022 às 10:23 | Atualizado em 16/08/2022 às 10:32
SHOWS Alceu Valeça (2006) e Elba Ramalho (2009) já gravaram DVDs no Marco Zero, assim como João Gomes - DIVULGAÇÃO

O cantor pernambucano João Gomes grava o DVD "Acredite" no Marco Zero do Recife nesta quarta-feira (17), a partir das 17h. O evento vai quebrar uma pausa de 12 anos sem eventos exclusivos para gravação de DVD neste local.

Ocorre que a gestão do PSB, iniciada em 2013, deixou o Marco Zero reservado para eventos específicos: Carnaval do Recife, Paixão de Cristo do Recife, Boi Voador e Baile do Menino Deus.

Antes, a praça recebeu diversas gravações desse tipo - após ser inaugurada no ano 2000, como celebração dos 500 anos da descoberta do Brasil.

Alceu Valença no Marco Zero

Um evento bastante lembrado foi a gravação de Alceu Valença, em 2006. O cantor é ícone do palco do Carnaval do Recife. A apresentação foi divulgada em chamadas na televisão local. "Vista sua fantasia e venha gravar o DVD comigo", dizia o cantor.

Com participações de Silvério Pessoa, Daúde, Zeca Baleiro e Paula Lima, o show foi registrado no DVD "Alceu Valeça - Marco Zero (Ao Vivo)", que saiu pela Indie Records. Relembre:

Ela Ramalho no Marco Zero

Em 2009, outro nome bastante ligada à praça no Carnaval também gravou DVD por lá. Elba Ramalhou lançou o DVD "Marco Zero" em 2010, com participações especiais de Cristina Amaral, Flávio José, Maestro Spok, Lenine Cezzinha Thomaz, Alcione, Choc César, Zé Ramalho e André Rio.

Lançado pela Biscoito Fino, o repertório de Elba contou com diversos sucessos populares no Carnaval do Recife e no período junino. Relembre:

Nação Zumbi no Marco Zero

A Nação Zumbi gravou um DVD na Praça do Marco Zero em 2009, com participações de Arnaldo Antunes, Paralamas do Sucesso, Siba e Fred 04, do Mundo Livre S/A. O evento ocorreu durante a Feira Música Brasil 2009.

Na época, o álbum "Da Lama ao Caos" havia completado 15 anos. O DVD só foi lançado em 2012. O vídeo abre com uma tomada mostrando trechos da avenida Boa Viagem (de um helicóptero), e logo vai aproximando-se do local do show.

Sorriso Maroto no Marco Zero

Em 2010, a banda de pagode Sorriso Maroto comemoro 10 anos de carreira com um show no Marco Zero.

Bruno Cardoso (voz), Cris Oliveira (percussão e vocal), Sérgio Junior (violão e vocal), Vinícius Augusto (teclado e vocal) e Fred (percussão) tocaram os maiores sucessos da trajetória.

O cenário do show contou com com telas de LED de alta definição no fundo do palco, laterais e rampas de acesso ao público com padrões internacionais.

O Rappa no Marco Zero

Em 2016, já na gestão do PSB, a banda O Rappa também gravou um DVD no Marco Zero. Contudo, o grupo aproveitou uma apresentação dentro da programação do Carnaval do Recife, sem realizar um evento separado, como ocorria antes e agora ocorrerá com João Gomes.

O DVD Marco Zero foi lançado em 2017 e conta 20 faixa, inclusive uma Intro que abre o roteiro do show. O cantor e compositor pernambucano Lula Queiroga participa da música "Boa noite, Xangô".

Vale lembrar que um ano antes, em 2017, a banda lançou outro projeto gravado no Recife: o DVD Acústico Oficina Francisco Brennand.

João Gomes no Marco Zero

João Gomes terá a primeira gravação de DVD exclusiva no Marco Zero desde o Sorriso Maroto. A mudança de visão da gestão do PSB foi estimulada pelo Recentro, secretaria criada no final de 2021 com o objetivo de restaurar a economia do Centro do Recife.

O show é uma realização da Tajapós Produções e Top Eventos, empresas que gerenciam a carreira de João Gomes, com apoio da Prefeitura do Recife, que participará na disponibilização de equipes de segurança, bombeiros, saúde e também com mudanças no trânsito.

Eventos que ficaram de fora do Marco Zero

Em 2019, a cantora Marília Mendonça, no auge da carreira, veio até a capital para gravar o projeto "Todos os Cantos", que tinha registros em diferentes pontos turísticos icônicos de capitais brasileiras. O show foi feito no Boulevart Rio Branco, um espaço bem menor, o que causou estranheza na época.

Ainda em 2019, logo após o carnaval, a Prefeitura cedeu o palco do Cais da Alfândega (o mesmo do Rec-Beat) para que fosse realizado o festival "Capital do Brega", com vários artistas bastante populares e ampla divulgação na TV local. O evento não apenas superlotou a área em pouco tempo, como também as pontes próximas.

Em 2014, o FIFA Fan Fest, da Copa do Mundo, também foi realizado no Cais da Alfândega. Na época, muitos compartilhavam da opinião que a estrutura poderia estar no Marco Zero, que, para além do espaço, também seria mais atrativo para turistas.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS