O padre Cícero Romão Batista, conhecido como "Padre Cícero" ou "Padim Ciço", agora poderá ser beatificado. A informação de que a Igreja Católica iniciou o processo foi divulgada pelo bispo de Crato, no interior do Ceará, d. Magnus Henrique, na manhã deste sábado (20).
"Recebemos a autorização para a abertura do processo de beatificação do processo Cícero Romão Batista, que a partir de agora receberá o título de servo de Deus", declarou. Em missa ao ar livre, o anúncio foi recebido com aplausos e fogos de artifício.
Quem foi Padre Cícero?
Padre Cícero nasceu em 1844, em Crato, e morreu em 1934, aos 90 anos, em Juazeiro do Norte, município também cearense onde está a conhecida estátua de 27 metros de altura em sua homenagem.
Sua fama começou quando, supostamente, Padre Cícero presenciou um milagre na realização da Eucaristia em Juazeiro, em 1889. Ao colocar a hóstia consagrada na boca da devota Maria de Araújo, o pedaço de trigo teria se transformado em sangue.
A notícia do "milagre da hóstia" fez Juazeiro atrair peregrinos de todas as partes do Nordeste, e padre Cícero se tornou em uma figura de devoção popular. Desde então, a igreja local realizou comissões para entender a explicação do suposto milagre.
A primeira comissão teve dois padres, dois médicos e um farmacêutico para investigar o suposto milagre. Eles chegaram à conclusão de que não havia explicação natural para os fatos, então considerados milagrosos.
Insatisfeito, o bispo d. Joaquim José Vieira nomeou outra comissão, composta apenas por um padre e seu secretário, que considerou o "milagre" uma fraude. O bispo acatou esse resultado e suspendeu as ordens sacerdotais do padre Cícero.
Em 1898, padre Cícero foi a Roma e se reuniu com o Papa Leão XIII e com membros da Congregação do Santo Ofício. Ele teria conseguido sua absolvição, mas em seu retorno a Juazeiro, a decisão foi revista pelo Vaticano.
O que é beatificação? Padre Cícero será beatificado?
A beatificação vem do latim beatus, "abençoado", e é o ato de atribuir o estatuto de beato a alguém. No catolicismo, a beatificação é o reconhecimento feito pela Igreja de que a pessoa a quem é atribuída a quem se encontra no paraíso e pode interceder por aqueles que lhe recorrem em oração.
Como é o processo de beatificação
As Dioceses da Igreja Católica possuem autoridade para abrir o processo de beatificação. A justificativa do processo um bispo postulador, como uma espécie de advogado, que investiga a vida do candidato para verificar se a beatificação pode ocorrer. Uma vez iniciado o processo, o candidato recebe o título de Servo de Deus.
Na primeira fase, se investiga as virtudes ou o martírio do candidato. Concluído o processo com parecer positivo, a pessoa é declarada venerável.
Para tornar-se beato, é necessária a comprovação de um milagre por sua intercessão. Esta condição é dispensada em caso de martírio. Uma vez atingida a condição de beato, procede-se o processo de canonização.
Padre Cícero é beato?
Como em outros casos de "santos populares", o reconhecimento do "Padim Ciço" tem enfrentado resistência no clero. Historiadores contam que a relação do padre com o clero brasileiro da época já não era boa em razão do envolvimento com a política.
Além de sacerdote, também foi fazendeiro e político, filiado a partido. Foi o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte, em 1911, quando o povoado foi elevado à cidade, e chegou a vice-governador.