A capital pernambucana está prestes a ganhar mais um museu após a assinatura de uma Ordem de Serviço que autorizou a construção do "Museu do Porto do Recife". O ato foi realizado pelo governador Paulo Câmara, no Palácio Campo das Princesas, nesta quarta-feira (24), ao lado de representantes do Porto do Recife.
O espaço contará sobre a importância do ancoradouro recifense, que foi fundamental para o surgimento e desenvolvimento da cidade. A previsão de abertura é para novembro deste ano.
De acordo com informações do Porto do Recife, serão cerca de 100 peças dispostas em um imóvel de 100 metros quadrados localizado na adjacente à Administração do Porto, que fica na Praça da Comunidade Luso Brasileira, no Bairro do Recife.
O Porto do Recife como conhecemos hoje tem 104 anos de história, mas o ancoradouro do Recife já existia bem antes da vila de pescadores ser invadida pelos holandeses ou de virar a metrópole que conhecemos hoje.
O "Museu do Porto do Recife" quer resgatar essas memórias através de exposição de ferramentas náuticas de época, instrumentos de trabalho, registros fotográficos e outras peças que fazem parte da comunidade portuária.
O lugar teria sido escolhido em virtude da mobilidade e acesso independente, facilitando a visitação no futuro. A requalificação do espaço e do entorno custará R$ 171.086,16 aos cofres do Estado.
"Esse é um momento marcante pois sabemos a importância dos museus para as instituições e o Porto do Recife tem muita história. O ancoradouro carrega a representatividade da capital pernambucana e nada mais justo que tenhamos um espaço qualificado como museu para preservar toda essa história", afirmou Tito Moraes, atual presidente do Porto do Recife.
"O Porto do Recife faz mais uma ação importante para o Estado, de resgate a memória da comunidade portuária recifense e de Pernambuco. Ficamos felizes em saber que o ancoradouro está cumprindo sua missão de receber bem quem chega ao nosso Estado, de movimentar a economia, como também de contar a história da nossa cidade e do nosso povo", disse o Governador Paulo Câmara.