O Grupo Totem inicia as comemorações de seus 34 anos de trajetória artística com a estreia do espetáculo "ITAÊOTÁ", que será encenado pela primeira vez no Teatro Hermilo Borba Filho, no Bairro do Recife, nesta quinta-feira (25), às 20h. A entrada é gratuita.
A produção tem direção e encenação de Fred Nascimento, correspondendo à performance final da pesquisa "Metamorfismo de (R)existência", que começou em 2019, sendo conduzida pelo conceito de descolonização.
O Totem partiu da investigação de outras performances do grupo, a exemplo de “Ita” e “Caosmopolita”, até alcançar o palco do Teatro Hermilo e propor esta mudança prática entre todas as nossas relações.
“ITAÊOTÁ” busca "retirar de camadas tóxicas que estão sobre a nossa pele e sobre todas as nossas relações, para afirmar que o futuro é ancestral", diz a sinopse. "Um chamado originário para a delicadeza de um tempo, que a muito, grande parte da humanidade se distanciou".
A fim de estabelecer uma conexão com essa ancestralidade, vão sendo introduzidos em cena alguns elementos durante a performance, tais como instrumentos musicais (maracas, tambor, chocalho) e a pintura dos corpos com tinta feita de urucum.
"São elementos simbólicos, que fazem da ritualização em coletivo e da energia contente da rebeldia a força para abrir novos caminhos", ressalta Taína Veríssimo, produtora e uma das performers do Totem.
SERVIÇO
Estreia de "ITAÊOTÁ", do Grupo Totem
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife)
Quando: quinta-feira (25), às 20h
Quanto: Entrada gratuita