Após dois anos ausente, o projeto Mercado Capitão, idealizado pelo chef Rafael Chamie e pela arquiteta Vera Freire, abrirá as portas do sobrado histórico na Rua Capitão Lima, 124, em Santo Amaro, neste domingo (4), das 9h às 18h.
O Mercado Capitão é uma feira que reúne produtos da gastronomia, do artesanato, moda, design, artes visuais, ecologia, entre outros. O evento reúne desde pequenos produtores até quem já tem um trabalho consolidado e de maior projeção e alcance.
O que dá unidade a esse "mix" é que todos os expositores fabricam produtos que dialogam com a filosofia do upcycling, do slow food, do consumo consciente, e que falam sobre afeto, memória e personalidade.
"O que oferecemos é um espaço colaborativo, que se transformou num lugar de inspiração e oportunidades de negócios entre os expositores e frequentadores do evento. Esses expositores muitas vezes estão em ateliês em suas casas, em cooperativas, sem ainda uma loja física", diz Vera Freire.
"E a ideia do Mercado é também fortalecer e fomentar novos negócios. Desde que começamos, diversas marcas que estiveram conosco depois cresceram, tomaram impulso para abrir seus próprios espaços. Então além da ação pontual, a gente também enxerga a iniciativa com esses desdobramentos que ela tem promovido".
Antes da pandemia, foram realizadas 26 edições mensais do Mercado Capitão, entre dezembro de 2017 até março de 2020.
"A rede começou com a gastronomia, depois fomos incrementando esse mix, e continuamos assim a cada edição, sempre buscando novidades, quem ainda não participou, pessoas que acabaram de lançar suas marcas e isso vem dando muito certo porque vai atraindo um público que também gosta de exclusividade e de consumir do pequeno produtor", diz o chef Rafael Chamie.
Artista convidada
Além do mix de expositores, o Mercado Capitão traz sempre uma artista convidada. Nesta edição, quem estará em evidência é a artista plástica Christina Machado.
Tendo a argila como principal suporte de suas criações, Christina trará para o Mercado Capitão uma produção que é um desdobramento da série "Minha Menina diz Não", composta por treze bustos de meninas em cerâmica, além de trinta impressões das meninas em papel, com intervenções em cada peça.
A obra é uma espécie de manifesto onde as meninas de Christina dizem não ao machismo, ao feminicídio, ao estupro e todas as formas de violência praticada contra as mulheres. Christina também levará para o Mercado lambe lambes do "Coração" e do "Pulmão", que compõem uma de suas coleções mais populares, intitulada "Artérias".
SERVIÇO
Mercado Capitão
Quando: domingo (4), das 9h às 18h
Onde: Casa Capitão (Rua Capitão Lima 124, Recife PE)